Ladário

Visitantes se encantam com São João Pantaneiro que poderá ser tombado como Patrimônio Histórico Nacional

Quadrilhas juninas e apresentações culturais no São João Pantaneiro

 

Quadrilhas juninas e apresentações culturais no São João Pantaneiro
José Antonio destacou o momento cultural do evento

No São João Pantaneiro, em Ladário, a festa começou com diversas danças típicas que lotaram o espaço de apresentações e levantaram o público que interagiram a todo tempo. E na segunda noite também não foi diferente, o prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado da primeira dama e Secretária de Políticas Sociais e Cidadania, Gisele Maria Saab Assad e Faria, recebeu a Secretária de Cultura da cidade de Bonito, Wania Murgatt. Na oportunidade, ela disse estar encantada com a tradição ladarense, em comemorar uma das festas mais tradicionais da região do Pantanal, reverenciando São João.

“Eu estou na cidade para aprender. Essa é uma das festas mais tradicionais do nosso Estado. Uma verdadeira manifestação cultural, ainda mais ao banhar o São João as margens do Rio Paraguai. Além disso, as apresentações culturais também encantam os visitantes. Ladário sem duvidas está de parabéns nesta demonstração não só de alegria, como também de fé e tradição”, disse Wania.

Já o chefe do executivo ladarense, destacou o momento cultural do evento, bem como as apresentações e a importância do São João Pantaneiro para o município. “É um momento de suma importância para Ladário, porque revive um gesto de fé e devoção, e que agora pode ser seguido pela nova geração de ladarenses. Resgatar essa tradição todos os anos é um gesto de renovação de fé e uma mostra de toda a alegria do nosso povo, que encanta os visitantes durante esta época do ano”, falou.

Um dos pontos cruciais do evento é a Missa Sertaneja. Após a reza, todos seguirão para o palco principal, onde o Mastro será erguido, acompanhado pelo Grupo de Cururueiros, que em seguida fará a apresentação.

Já o momento mais esperado do festejo está marcado para iniciar às 23h30, quando os festeiros darão início à Descida e Cortejo do Banho de São João, seguindo até o Porto de Ladário, nas mediações do Porto do Álvaro, para que os Santos sejam banhados.

IPHAN

Para este ano, o IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) irá preparar um dossiê para registrar o São João Pantaneiro de Ladário, que poderá ser tombado como Patrimônio Histórico, garantindo mais visibilidade a uma das festas mais tradicionais da região do Pantanal.

“Essa é uma das grandes novidades este ano, durante o nosso festejo junino Ladário, poderá ter o Banho de São João tombado como Patrimônio Histórico, eternizando esse costume que já é tradição entre os ladarenses e dando visibilidade ao município a nível nacional”, informou a diretora-presidente da Fundação de Cultura Wanessa Rodrigues.

Tradição

Durante o percurso de ida e volta, até o Porto do Álvaro, com o ritmo cantado ao pé da letra do refrão da tradicional cantiga de São João Baptista, reverenciado em prosa, verso e muita fé- “Se São João soubesse/que hoje era seu dia/descia do céu à terra/com amor e alegria”, uma multidão mantém a tradição, passando por baixo dos andores de São João Baptista, seguindo um ritual de que quem passa por baixo de sete andores recebe as benções do santo e conquista o par perfeito e até um casamento.

 

Por: Da Redação