Ladário

Vereadores homenageiam Andorinha pelo apoio concedido a pacientes de Ladário

 

Os vereadores ladarenses Agnaldo dos Santos Silva Junior (Magrela-PTB), Augusto de Campos (Gugu-MDB), André Franco Caffaro (Dedé-PPS) e Vagner Gonçalves (PPS), apresentaram uma Moção de Congratulação à Empresa de Transporte Interestadual de Passageiros Andorinha, por ter disponibilizado um ônibus para transportar mulheres ladarenses até a cidade de Campo Grande (MS), para que pudessem realizar tratamento ginecológico (útero e mama).

“São ações a serem seguidas quando fica patente que o trabalho em torno do bem comum, com visão futurista tem resultado positivo para a população ladarense. Desta forma, nada mais justo que a Câmara Municipal de Ladário, por meio de seus vereadores envie a presente moção de Congratulação”, justificou Magrela a homenagem.

A ação

No mês de julho, o município de Ladário recebeu a visita da unidade móvel de saúde do Grupo Onça Pintada (GOP). Em pouco mais de cinco horas de atendimento, foram realizados exames preventivos de câncer de mama em 60 mulheres. Durante a ação de saúde, duas médicas realizaram o exame de rastreamento das mamas e no mesmo dia realizaram também a ultrassonografia mamária nas pacientes.

Os homens por sua vez, tiveram a oportunidade de realizar exames de prevenção contra o câncer de próstata. O atendimento médico foi realizado pelo urologista, dr. Jamal Mohamed Salem. Ao todo, 70 homens foram consultados e examinados.

Entre homens e mulheres, aproximadamente 24 pacientes foram encaminhados para acompanhamento em Campo Grande.

Grupo Onça Pintada

O Grupo Onça Pintada já atua em Mato Grosso do Sul desenvolvendo projetos na área da saúde, entre eles, de prevenção e combate ao câncer de mama, onde as mulheres são atendidas gratuitamente, realizando desde os exames mais simples até os mais complexos. A entidade possui aparelhos de ultrassom e um mamógrafo e conta com uma equipe de voluntários que inclui médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes. Em casos cirúrgicos as pacientes são encaminhadas para a rede pública de saúde, mas recebem todo o apoio e orientação do Grupo Onça Pintada, que oferece acompanhamento até o final do tratamento. (Assessoria de Imprensa do Vereador)