Com almoço dançante em sua sede, a AAPPIL comemorou 20 anos de fundação. Durante o evento foi feita uma apresentação do Coral da entidade, com a música “Jesus Cristo”, do Rei Roberto Carlos. Em seguida, o violonista Jackson, ex-integrante do conjunto Arame Farpado, de um show de violão, entoando a canção “Meus Tempos de Criança”, de Clara Nunes. Na oportunidade, a Prefeitura Municipal de Ladário, através de suas Secretarias, fez um esboço dos programas de políticas públicas que são desenvolvidos com os idosos ladarenses, em parceria com a AAPPIL.
O evento contou com a participação de várias autoridades de Ladário e Corumbá. Entre elas, as vereadoras Delari e Mirian, que no ato representaram a Câmara Municipal de Ladário.
Em entrevista ao Pérola News, Delari comentou que o Brasil está envelhecendo, principalmente, em consciência e participação, pois a cada dia aumenta o número de cidadãos preocupados com a saúde, crescimento cultural e reivindicando mais espaço na sociedade. Por outro lado, as transformações advindas do avanço tecnológico trouxeram uma expectativa de vida superior àquela esperada por muitos. Deste modo, cada vez mais os idosos passam a somar uma porcentagem ainda maior e representa uma parcela significativa da população e necessitam manter o seu espaço.
A parlamentar também ressaltou que a Constituição Federal de 1988 se constituiu em um importante instrumento de defesa dos direitos dos idosos. Prevendo o ideal maior de uma sociedade justa e fraterna, pluralista e sem preconceitos. Nessa perspectiva as ações de assistência, prevenção e promoção de um envelhecimento saudável com melhores condições de vida ainda se constituem desafio para o Estado e Sociedade Civil.
“Vivemos numa sociedade perpassada de muitas desigualdades, onde a população experimenta as mais adversas condições de vida. Ainda existem muitos preconceitos e discriminações e a população de idosos vivencia essas desigualdades, mas a AAPPIL, graças ao nosso bom Deus esta em boas mãos, pois o presidente Walter de Arruda vem desenvolve um trabalho exemplar, e neste momento só podemos dizer parabéns, pela aula de cidadania que esta entidade vem dando”, destacou Delari.
Por: Domingos S. de Arruda