O vereador Mauro Botelho Rocha, o Maurinho, (PSD) apresentou Requerimento em plenário questionando a mineradora Vale do Rio Doce sobre a concorrência pública que contratou empresa de transporte de Minério na hidrovia do Rio Paraguai/Paraná.
Segundo o parlamentar, em 02 de abril, a Vale realizou consulta junto às empresas de navegação para realizar a licitação. De acordo com o processo, a empresa a ser contratada deveria ser uma EBN (Empresa Brasileira de Navegação) autorizada pela ANTAQ. Mas o que causou estranheza foi que a empresa SNBP (Cinco e Bacia, Serviço de Navegação da Bacia do Prata) não foi chamada para participar do processo, mesmo sendo uma corporação tradicional em nossa região, que gera empregos e renda para grande número de famílias ladarenses.
Desta maneira a Vale acabou contratando a empresa Shipamerica Brasil Navegação Ltda., para o serviço, empresa desconhecida, novata , que nunca operou na Hidrovia, e que estaria circulando com um pedido de afretamento para um comboio de 35 mil toneladas, justamente para atender ao transporte designado na consulta da Vale. De forma curiosa a vencedora não consultou a empresa SNBP, na citada circulação para os armadores brasileiros.
“A SNBP hoje abriga grande parte da mão de obra ladarense. Todos sabem dá dificuldade que o município tem em abrigar a mão de obra ociosa. Esta situação viria de encontro aos anseios do município de abrigar pais de famílias, tão comum desempregados em nossa cidade. Basta ressaltar que hoje a SNBP começa a fazer demissões para equacionar o número de mão de obra contratada devido à falta de serviço. Assim precisamos esclarecer os fatos para tomar as medidas que forem necessárias”, garantiu Mauro Botelho.
Por: Montero Netto