Na manhã de terça-feira, 17 de outubro, aconteceu a solenidade de abertura da capacitação do Programa Mulher Segura – PROMUSE, com o tema ‘Promover o Enfrentamento à Violência contra a Mulher’. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Ladário.
O programa é de responsabilidade da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, e nas cidades de Ladário e Corumbá está a cargo do 6º Batalhão de Polícia Militar. A capacitação se destina aos profissionais da rede de atendimento social da Prefeitura Municipal de Ladário e conta também com a participação de militares.
O diretor de Polícia Comunitária, coronel da PM, Alexandre Rosa Ferreira, frisou que o combate à violência contra a mulher é de responsabilidade de todos, independe de ser policial, ou de fazer parte da rede de atendimento às vítimas, “nós como sociedade fazemos parte de uma rede que deve combater essa violência. O PROMUSE nos dá ferramentas para realizar esse enfrentamento de modo eficaz”.
Já o presidente do Legislativo ladarense, vereador Denilson Márcio, enalteceu o programa, “o projeto é muito importante para a sociedade, pois realiza ações de prevenção, promovendo a segurança pública e os direitos humanos, realizando intervenções familiares com vítimas e agressores, encaminhando-os aos demais órgãos que compõem a rede de apoio e proteção”, finalizou.
A capacitação se encerra no dia 20 de outubro e contará com a entrega de certificados para participantes e colaboradores.
PROMUSE
Programa Mulher Segura é um programa da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído por meio da Portaria PMMS nº 032/2018, que faz monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Policiais Militares devidamente capacitados realizam policiamento orientado com objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência.
Eixos orientadores do PROMUSE
Ações e campanhas no âmbito da prevenção primária, em especial, ações educativas voltadas para prevenção à violência doméstica e familiar;
Ações de prevenção secundária, com foco nas famílias em contexto de violência doméstica e familiar, por meio de policiamento ostensivo, fiscalizações das medidas protetivas e visitas solidárias;
Articulação com os órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, bem como com entidades não-governamentais e sociedade civil.
Quem pode solicitar atendimento do PROMUSE?
Mulheres em situação de violência e órgãos da rede de enfrentamento à violência contra mulheres (estadual e municipal: CRAS, CREAS, CAM/CRAM, CEAM, Delegacias de Polícia Civil, DAM/DEAM, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, entre outros.