Ladário

“Vamos colocar Ladário entre os melhores carnavais de MS”, garante o prefeito Munir

 

Depois do sucesso de quatro dias de carnaval fora de época, antecedendo o evento por uma semana em relação ao calendário oficial para não concorrer com Corumbá, cidade vizinha, o prefeito de Ladário, Munir Ramunieh (PSDB) tem uma projeção ambiciosa: “saímos de uma realidade, que era zero, fizemos um evento grandioso com pouco gasto e nossa meta é colocar nosso carnaval entre os melhores de Mato Grosso do Sul”.

Com três shows nacionais e participação de artistas e bandas locais, o carnaval ladarense reuniu mais de 40 mil pessoas no circuito montado na Avenida 14 de Março, onde funcionou uma praça de alimentação para ambulantes com movimento de comercialização acima da expectativa. “Conversei com a população, com os ambulantes e comerciantes, a aprovação da antecipação do carnaval foi de 100%”, disse Munir.

Ao assumir a prefeitura, além das dívidas e o abandono da cidade, herança da administração anterior, o prefeito encontrou a população e os carnavalescos desestimulados para o carnaval, que não era realizado há anos na cidade. Os blocos carnavalescos estavam desativados e os ladarenses iam participar da folia na cidade vizinha.

“Buscamos resgatar um carnaval que tem seu peso histórico, tudo começou aqui com a presença dos marinheiros”, lembrou ele, referindo-se à influência carioca trazida pelos militares que vieram do Rio de Janeiro servir na base fluvial da Marinha, instalada no município em 1873.

Apoio financeiro

Com incentivos a retomada dos blocos carnavalescos, escolha da Corte de Momo e concurso de marchinhas, a prefeitura de Ladário preparou uma programação especial de carnaval, iniciada com os esquentas ainda em janeiro, e três shows nacionais: Grupo Revelação, MC Jacaré e a Turma do Dogão, realizados entre os dias 21 de 23 de fevereiro. Além da população ladarenses, os eventos atraíram centenas de corumbaenses e turistas.

Para garantir a realização do carnaval, o prefeito Munir Ramunieh teve o apoio do Governo do Estado e das emendas parlamentares da senadora Soraya Thronicke e do deputado federal Beto Pereira, com a liberação de R$ 700 mil para custear toda estrutura montada e os shows. “Somos muito gratos ao governador Eduardo Riedel, a senadora Soraya e ao deputado Beto. Com as dívidas que deixaram a prefeitura seria impossível realizar o evento sem esse apoio”, disse.

O última dia (domingo, 23) do carnaval antecipado foi reservada uma programação especial para os pequenos foliões, com baile infantil animado com as clássicas marchinhas carnavalescas pela Banda Soneca. Na sequência, com a presença de Munir e o vice-prefeito, Juliano Oliveira, no palco, o show mais esperado pela garotada: a Turma do Dogão. Muita música, brincadeiras e entrega de brindes conduzidos pelo apresentador Douglas Ramos.

*Reportagem jornalista Silvio Andrade / Fotos: Comunicação PML