A Vale está promovendo uma campanha contra queimadas em instituições de ensino em Corumbá e Ladário. O objetivo é conscientizar os alunos de nove instituições sobre os impactos das queimadas para o meio ambiente e para a saúde e a segurança dos moradores da região. A ação, que faz parte do programa de educação ambiental Convivência, conta com o apoio da unidade local do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Nos períodos de estiagem, o risco de incêndios nas áreas de vegetação aumenta. Grande parte das queimadas é provacada consciente ou insconcientemente por ações humanas. Além de possíveis riscos às pessoas, queimadas podem gerar outros impactos significativos como destruição da flora e danos à fauna, queda da qualidade do ar, desligamento de redes elétricas, além da maior exposição do solo, o que pode facilitar erosões nos períodos chuvosos.
Com cuidados simples, como a correta destinação do lixo e do uso consciente de fogueiras, pode-se evitar a ocorrência de incêndios. Essas dicas e informações serão compartilhadas com os alunos das escolas municipais Porto Esperança, Tilma Fernandes Veiga, Carlos Cárcano, Mato Grande e Castro Alves, além da APAE e do Instituto Moinho Cultural, em Corumbá. Em Ladário, as instituições que vão participar da campanha são as escolas municipais João Batista e Marquês de Tamandaré.
Veja algumas dicas contra as queimadas
– Não queime lixo. Descarte-o em local adequado.
– Tenha cuidado ao fazer fogueira em áreas verdes.
– Ao usar fogo para espantar mosquito, lembre-se de apagá-lo completamente.
– Evite usar fogo para limpar pastagens
– Ao menor sinal de fogo, ligue para o Corpo de Bombeiro (193)
Por: Da Redação