BrasilCorumbáEstadoLadário

Vale contribui para o Enfrentamento da Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

 

Neste sábado (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Vale e a Fundação Vale se unem à Secretaria Nacional dos Direitos Humanos em mobilização nacional de conscientização para o tema.

O Programa de Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, desenvolvido pela Fundação Vale, está estruturado em três eixos de atuação: fortalecimento das políticas públicas do sistema de garantia dos direitos da criança, sensibilização dos trabalhadores nos centros de convivência e empoderamento de membros das comunidades enquanto atores sociais capazes de exercer seus direitos como cidadãos.

“Todos nós, cidadãos, empresas, governo e sociedade, somos corresponsáveis pelo enfrentamento desse flagelo que afeta a sociedade brasileira. A primeira atitude é não se omitir, lembrando para nós mesmos que o problema existe e que precisa ser enfrentado e denunciado”, explica a diretora de Relações com Comunidade e diretora-presidente da Fundação Vale, Isis Pagy.

Prêmio Neide Castanha

Com o Programa de Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes no Projeto Salobo, no Pará, a Vale recebeu esta semana a categoria Responsabilidade Social do prêmio Neide Castanha, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O programa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Saúde, Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e responsáveis pelo Disque-denúncia local.

O próximo passo é replicar a metodologia desenvolvida em outros territórios onde a Vale está presente. “O reconhecimento vindo com o Prêmio Neide Castanha mostra que a empresa está atenta e preparada para enfrentar o tema. Sabemos que a conscientização e a educação serão um grande passo para desenvolver as comunidades em que temos operação, por isso nosso objetivo é disseminar essa boa prática nessas regiões”, afirma Pagy.

Compromissos mais recentes da Vale e da Fundação Vale com o tema:

2008

Início da incorporação do tema através do desenvolvimento de ações de caráter informativo e educativo sobre os Direitos da Criança e do Adolescente junto a comunidades, empregados da Vale e prestadores de serviço de suas áreas de atuação, tendo como um dos focos prioritários os direitos sexuais e os mecanismos de prevenção e enfrentamento da exploração sexual infantil.

2010

A Vale torna-se signatária da Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, junto à Secretaria nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, que implica no compromisso de orientar, promover e reforçar a conduta ética e social das empresas e pessoas sobre o tema.

2011

A Fundação Vale participa do projeto Crescimento com Cidadania, elaborado pela Associação Brasileira Terra dos Homens, que sistematizou e disseminou experiências exitosas desenvolvidas por empresas.

2012

A Vale, a Fundação Vale e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) assinam um protocolo de intenções de repasse de recursos para o Fundo da Criança e do Adolescente (FIA), a fim de implementar políticas públicas com foco na prevenção das violências (em especial as de cunho sexual) nas regiões onde a Vale atua.

2013

A Vale é agraciada com o Prêmio Neide Castanha, do governo federal, na categoria Responsabilidade Social, pelo Programa de Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes no Projeto Salobo, no Pará, voltado para as comunidades na área de influência da Vale, empregados e prestadores de serviço.

 

Por: Da Redação