Ladário

Vale abre as portas para visita do prefeito José Antonio e autoridades às suas barragens

Secretário De Castro, P,,,

 

Secretário De Castro, gerente de Operações, Olemar Tibães e o prefeito José Antonio

O prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado de uma comitiva composta por representantes governamentais e da sociedade civil, visitou as instalações da empresa Mineradora Vale. O chefe do Executivo ladarense se fez acompanhar do secretário Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Jorge de Castro, diretores-presidentes das Fundações de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Elemar Ebeling, Esporte, Helder Botelho, Diretora de Gestão e Controle Ambiental Fundação de Meio Ambiente, Ligia Teixeira de Santana, Assessor da Secretaria de Fomento Aurélio Quintiliano da Cruz, chefe do gabinete, Jurandi Sena, além dos vereadores Osvalmir Nunes da Silva (PSDB) o Baguá, Antônio Bandeira de Moura Neto (PROS) e os presidentes da SSCH, Edson Gomes Lara e da Associação dos Militares da Reserva da Marinha, Francisco Wanderley Pereira dos Santos.

A visita, que aconteceu nesta segunda-feira (14), teve como objetivo principal conhecer as operações do sistema de barragens controladas pela Vale e verificar sua segurança em relação a possíveis acidentes, como ocorreu na cidade de Mariana, Minas Gerais.

Para o chefe do Executivo ladarense, na visita foi possível conhecer as reais condições da estrutura física e da operação das barragens, provocando em todos, sensação da segurança quanto à contenção do rejeito depositado.

“Desde o início já tinha uma opinião formada de que as Barragens da Vale não ofereceriam riscos para a população e ao meio ambiente, até porque, conhecia as instalações. Porém, entendemos necessário realizar essa vistoria juntamente com representantes do legislativo e da sociedade civil organizada para que eles pudessem “in loco”, constatar a verdadeira real condição das barragens, que é de risco praticamente zero qualquer acidente, deixando assim, uma tranquilidade para esses importantes formadores de opinião sobre o armazenamento de rejeitos da Vale. Em nossa região existem 15 barragens das quais, 14 são consideradas com deporte muito pequeno e apenas uma considerada de porte médio”, disse José Antonio.

“Uma informação muito importante é que no processamento do minério extraído em nossa região, não existe nenhuma adição de qualquer produto contendo substância química que possa contaminar os rejeitos, com produtos tóxicos, metais pesados ou outros produtos. Isto desmistifica a ideia de que o contato do rejeito do nosso minério provoque eventualmente a contaminação da população”, completou o prefeito.

De acordo com gerente de Operações Ferrosos Centro-Oeste da Vale, Olemar Tibães Lopes Júnior, a visita foi muito importante, pois ajuda a levar informações precisas sobre as estruturas e a segurança das barragens da empresa.

“A apresentação técnica feita para o grupo destacou dados relacionados às estruturas de segurança das barragens e sobre a manutenção das mesmas. Foram também abordadas informações sobre o monitoramento das barragens, fiscalizações e as auditorias realizadas. Ainda apresentamos, o simulado de rompimento de barragem, chamado de teste de “dam break”, constata que mesmo na hipótese remota de rompimento, o rejeito se locomoveria por, no máximo, apenas1,8 km, ficando assim, na pior hipótese possível, distante mais de seis quilômetros da comunidade mais próxima”, explicou Olemar.

Já para o secretário Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico Jorge De Castro, hoje, de uma forma muito transparente, a Vale e sua equipe, deixaram bem claro para todos nós, que além dos benefícios trazidos pelas riquezas minerais, como a geração de emprego e os recursos do CEFEM viabilizando várias obras no município, a empresa tem o comprometimento ambiental, em especial na segurança das barragens, onde fica evidente que não existe risco para a nossa região.

“Não podíamos esperar outra coisa de uma empresa de sucesso há 73 anos no mercado mundial e que com parceria em vários os setores demonstrando carinho especial com Município de Ladário, que é rico em minério de manganês na morraria do Urucum”, disse De Castro.

Investimentos

A visita também serviu para uma rica troca de ideias e sugestões a respeito das ações da Vale na região e a sua interação com a sociedade. A propósito dos rejeitos, por exemplo, o prefeito sugeriu algumas formas de aproveitamento que poderiam e muito, contribuir com o desenvolvimento da nossa região, como a sua utilização em agregado nas obras de concreto ou na mistura para a execução de bases de pavimento. Além dessas, outras sugestões foram feitas visando o aproveitamento do resíduo, que serão objetos de futuras conversas. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação