Ladário

V Conferência de Saúde discute benefícios do SUS em Ladário

A proposta do evento é avaliar e discutir os serviços de saúde pública e propor melhorias para o setor

 

A proposta do evento é avaliar e discutir os serviços de saúde pública e propor melhorias para o setor

O prefeito José Antonio Assad e Faria, participou na noite desta quinta-feira, 09 de julho, da abertura da V Conferência Municipal de Saúde, que é realizada a cada quatro anos em Ladário. A proposta do evento é avaliar e discutir os serviços de saúde pública e propor melhorias para o setor, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS. Na cerimônia, também estiveram presentes o vereador Osvaldir Nunes da Silva (PDT), os secretários de saúde de Ladário e Corumbá Cleber Colleone e Dinaci Vieira Marques Ranzi, bem como autoridades civis e militares.

Para o chefe do executivo ladarense, a conferência vem de encontro buscar soluções para que haja respostas às criticas geradas sobre o SUS, que é considerado em todo o mundo, um dos melhores sistemas de saúde, uma vez que, o presidente dos Estados Unidos, busca implantar um sistema semelhante em seu país.

“É importante que conferências como estas ocorram para que possamos discutir o futuro e as melhorias que a saúde pode ter, para que todos os cidadãos tenham acesso a um serviço de qualidade, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida para a nossa população”, disse José Antonio.

Para este ano, a conferência municipal, que segue até sexta-feira (10), trouxe como tema “Saúde Pública de qualidade, para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Além disso, diante das propostas foram definidas diretrizes, possibilitando o fortalecimento da participação social na perspectiva da plena garantia da implementação do SUS, para a formulação da Política Municipal de Saúde, onde serão eleitos oito delegados para a VIII Conferência Estadual de Saúde.

“São temas atuais voltados para a melhoria do SUS, onde deveremos nos unir e apontar algumas propostas para que haja melhorias também em nossos trabalhos e atividades feitas ao longo do ano. Um momento de democratização, e também de escolha dos nossos representantes, delegados, que irão participar da etapa estadual”, explicou Jeferson Cortez coordenador da conferência em Ladário.

Já o secretário de saúde Cleber Colleone, a conferência deve apontar um direcionamento para a qualidade do trabalho desenvolvido pela pasta. “Aqui é o momento de dizer o que querem, como querem, e para onde o nosso sistema precisa caminhar. Os gestores, usuários são de grande importância para que haja essa clareza, buscando o caminho certo”, falou.

Durante a cerimônia de abertura, os participantes também puderam acompanhar uma apresentação cultural, com o artista e poeta Acylino Ferreira de Lima, conhecido como Chumbo Grosso, que incansavelmente declamou seu amor por Ladário.

Proposta

Na oportunidade, o prefeito fez uma proposta ao secretário Cleber Colleone, de se fazer audiências públicas nos bairros da cidade, levando as propostas levantadas e também as respostas, durante a V Conferência Municipal de Saúde.

“fica desde já convite após a conferência, fazermos várias audiências para levar a comunidade e usuários do sistema, aquilo que foi discutido e os rumos que foram traçados, fazendo eles se envolverem nessa luta, em busca da melhor qualidade do serviço prestado do SUS”, falou o prefeito. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação