Ícone do site Pérola News

Umidade do ar baixa deixa Mato Grosso do Sul em estado de atenção

A meteorologista Cátia Braga, coordenadora do Centro Estadual de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec), informa que nesta sexta-feira (12), as temperaturas estarão mais elevadas em muitos municípios devido ao sistema de alta pressão que influencia o tempo em Mato Grosso do Sul. Céu com poucas nuvens em todas as regiões com predomínio de sol.

De acordo com Cátia Braga, a umidade relativa cai e há possibilidade de índices em torno dos 25% na região leste e central, demais regiões 35%.

Muito calor também na região do Pantanal. Em Aquidauana o termômetro atingirá os 37ºC; Corumbá e Ladário, máxima de 36ºC; Miranda, máxima de 35ºC. Na cidade de Bonito, a temperatura máxima atingirá os 36ºC; Maracaju, máxima de 33ºC; Dourados, máxima de 31ºC; Ponta Porã, 28ºC. No município de Três Lagoas, sol forte. A temperatura máxima chegará aos 31ºC.

Defesa Civil

Por causa da massa de ar seco que permanece em diversas regiões do Estado, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS) desaconselha a população a realizar atividades ao ar livre bem como exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 10 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não haver problemas de desidratação.

Alerta contra incêndios

A coordenadoria também informa que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Portanto, recomenda-se à população para não fazer fogueiras principalmente nas proximidades de matas e florestas. O órgão ainda recomenda aos motoristas que trafegam por regiões sujeitas a incêndios atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e que evitem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Umidade Relativa do Ar

Entre 20 e 30% é considerado estado de Atenção

Entre 12 e 20% – estado de Alerta

Abaixo de 12% – estado de Emergência

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile