Um dos blocos mais antigos do município de Ladário, o “kacique da Fuzarca”, que entra no Espaço Folia há mais de 20 anos, mantendo a tradição do Carnaval em terras pantaneiras, alegrando foliões da cidade, este ano não fará diferente. Com aproximadamente 200 componentes, o Bloco traz uma grande homenagem a uma das festas mais tradicionais da Pérola do Pantanal, o São João Pantaneiro.
Com o tema “Viva São João na Noite de Folia”, o Kacique da Fuzarca, que tem suas cores no verde, azul, branco e amarelo, fará uma verdadeira festa de “Arraiá” fora de época, na Avenida 14 de Março. O desfile acontece na última noite de Carnaval, no dia 09 de janeiro, sendo a agremiação, a terceira da noite.
De acordo com decorador e carnavalesco Helson da Silva Alba, a ideia é simplesmente reforçar ainda mais as tradições existentes na cidade de Ladário, mostrando as suas riquezas em uma festa que reúne muitos foliões e visitantes que se encantam com a Pérola do Pantanal.
“Nada melhor do que trazer para a Avenida duas festas em uma só. O nosso São João e Carnaval são duas comemorações que jamais pode faltar no calendário de eventos da nossa Ladário. Tem seu valor, riqueza e uma forte tradição. Resolvi então, mesclar essas duas culturas que com toda certeza está dando certo. Surpresas teremos no desfile”, falou Helson.
Conhecido na cidade, o carnavalesco, assim, como colegas de profissão, ajudam a manter viva a tradição do Carnaval Cultural de Ladário. Além de todo trabalho em organizar o seu bloco, outra paixão toma conta dele nessa época do ano.
“Sou responsável pela confecção da roupa utilizada pela Corte de Momo, uma paixão que acabei adotando e virando tradição no nosso Carnaval, uma festa bonita e que a cada ano, cresce cada vez mais”, disse Alba.
Uma ideia que deu certo
Garrafas pet, caixa de papelão, jornais, revistas, retalhos entre outros materiais que são considerados lixo para muitos, nas mãos de Helson, acabam virando obras de arte, ajudando a abrilhantar ainda mais o Carnaval de Ladário. Trabalho que rende admiração e prêmios durante os eventos realizados na região do Pantanal e a nível Estadual.
Com uma visão diferenciada, faz de sua residência o ateliê improvisado, conhecido como “Artes da Fuzarca”. Recebe ajuda de um sobrinho e dos vizinhos, que aproveitam a oportunidade e acabam aprendendo as técnicas dos trabalhos com materiais recicláveis.
“O que para muitos é lixo, acaba se tornando luxo. Dessa maneira trouxe para a nossa cidade essas técnicas de reaproveitamento dos materiais, que aprendi há 20 anos, durante minha passagem pela cidade de Brasília, quando trabalhei na Escola de Samba Aruc, Capela Imperial e Cacique do Cruzeiro”, contou Helson.
Premiações
Em 2011 ganhou o 1º lugar do concurso de presépios de Corumbá utilizando os materiais recicláveis, além de participar do tradicional Concurso de Fantasias na cidade branca e nas decorações de barracas durante a Festa de São João em algumas escolas, conquistando premiações.
Há dois anos, leva o seu trabalho para o Concurso de Presépios a nível Estadual, e com o vestido da Bella Idade, participou na cidade de Bonito do Concurso de Fantasias, conquistando a 4° colocação, entre os 27 participantes, além de participar todos os anos do Concurso do Desfile de Fantasias que acontece na cidade de Corumbá. (Assessoria de Imprensa- PML)
Por: Da Redação