Última noite do Cine Sesi trouxe “Colegas” e proporcionou momentos de lembranças aos ladarenses
Os ladarenses acompanharam na noite desta segunda-feira, 19 de maio, a última sessão de cinema ao ar livre, com o filme “Colegas”, proporcionado pelo Projeto Cine Sesi. O espaço que recepcionou os telespectadores foi montado em frente ao Pórtico da Marinha do Brasil, dando um brilho a mais, na noite, que não apenas de olhos atentos ao telão, como também de lembranças, já que alguns moradores, relembraram a época do Cine Ladário, um dos primeiros cinemas em Mato Grosso do Sul.
Ganhando espaço, pouco a pouco, a população foi se acomodando nas 500 cadeiras disponibilizadas pela organização do projeto, e no acompanhamento de pipoca, puderam acompanhar a primeira exibição da noite, com o Curta-Metragem Águas de Romanza, que contou a história de uma menina, que morava no Sertão nordestino e sonhava em conhecer a chuva. Sua avó, doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança, em busca do sonho da pequena.
Para a produtora do Projeto Cine Sesi, Carluccia Carraza, as três noites de exibição, mesmo com imprevistos, por conta da chuva, foi um sucesso, já que os moradores puderam desfrutar e também participar de histórias contadas no telão. “Um sucesso, mais uma vez saímos com o nosso objetivo alcançado. Ladário está de parabéns, nem mesmo a chuva e a queda da temperatura conseguiram espantar o público”, destacou.
Em meio a tanta emoção e lembranças, a presidente da Associação dos moradores da região da Apa Baía Negra- Codrasa, Júlia Gonzales, afirmou que toda essa estrutura fez a recordação de quando Ladário ainda abrigava, na Avenida 14 de Março, o Antigo Cine Ladário.
“São tantas lembranças, um verdadeiro filme, de uma época boa, das películas como Love Story, do meu primeiro amor, dos amigos, das brincadeiras. Se o tempo voltasse, todos saberiam entender o verdadeiro sentimento de “curtir uma sala de cinema”. Em nossa cidade, o local era bem movimentado. Proporcionar esses momentos satisfatórios é apenas uma pequena página em nossas vidas que não retornará, porém, ficarão nas lembranças”, contou Júlia.
Não participando desta época, porém, pela primeira vez frente a uma tela “gigante”, de 12x 5 metros, o jovem aniversariante da noite, Fabricio Rutenio (16), chamou todos os amigos para acompanhar “Colegas”. “Essa é a primeira vez que vejo uma tela deste tamanho, já fui em eventos como esse, que acontece em frente aos ESFs, mas nada melhor do que vir e comemorar o aniversário ao lado de amigos, vendo um filme que trata sobre isso”, enfatizou o jovem.
O filme “Colegas” contou a saga dos colegas Stalone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pokk) e Marcio (Breno Viola), que vivem em um instituto para pessoas com síndrome de Down e querem realizar seus sonhos: ver o mar, casar com um cantor e voar, respectivamente. Inspirados em filmes que assistiram, eles roubam o carro de Arlindo (Lima Duarte), partindo para o interior de São Paulo, destinados à Argentina, Buenos Aires.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Ladário através da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, três ônibus foram disponibilizados para atender a parte alta da cidade durante os três dias do Cine Sesi.
“A nossa preocupação foi trazer a população da parte alta para acompanhar o Cinema ao ar livre, conseguimos. Um projeto que proporcionou momento único na vida de algumas pessoas, além de fazer recordar a época do Cine Ladário, uma marca da cidade, onde hoje, o prédio abriga lembranças de um povo, como também eventos proporcionados pelo município, no intuito cultural”, diz a diretora-presidente da Fundação de Cultura desta cidade, Wanessa Rodrigues.
Por: Da Redação