Com a proposta de indicar a direção do município de Ladário, que está localizado na região oeste de Mato Grosso do Sul e também dando as boas vindas para quem visita o município, a Marinha do Brasil entregou no final da tarde desta quinta-feira,12 de dezembro, o novo busto do Barão de Ladário, onde abriga a imagem de José da Costa Azevedo, também patrono municipal. A entrega da reforma do busto deste município faz parte das comemorações do dia do marinheiro, comemorado nesta sexta-feira (13).
O prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria, acompanhado pela primeira dama e Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania, Gisele Saab Assad Faria e de toda a sua equipe de governo, afirmou que os trabalhos cívico-sociais reforçam cada vez mais a integração entre o município e a Marinha do Brasil.
“ É preciso que a Marinha e o povo de Ladário continuem com esse sentimento de valores com a sua história preservada. Com essa entrega, quero agradecer as atividades realizadas até o momento e garantir que os trabalhos em conjunto possam elevar a nossa Ladário”, afirmou.
Já para Contra-almirante Edervaldo Teixeira, o novo busto do Barão de Ladário, representa um marco histórico não só para a cidade, como também para quem vive nessa região. “Este é um momento histórico para a entrada da cidade de Ladário. Estamos refazendo algo que nunca deveria ter sido danificado. Devemos saber que por trás desta obra está um pouco da história deste município”.
Ainda conforme o Contra-almirante é necessário a participação da população, para não só manter a obra preservada, como também para dar opiniões no que deve ser melhorado. “Queremos garantir uma maior integração entre Marinha e município, realizando trabalhos para os próprios moradores”.
José da Costa Azevedo
José da Costa Azevedo foi Almirante brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de novembro de 1825 e morreu em 24 de outubro de 1904. Prestou inúmeros serviços à Marinha na Guerra do Paraguai e, mais tarde, colaborou na reforma do aprendizado na Escola da Marinha; tratou dos problemas de fronteira com o Peru, Uruguai e Guiana Francesa.
De 1878 a 1881, foi Deputado liberalista, no tempo da monarquia; Conselheiro do Imperador e Ministro da Marinha, nos últimos tempos do reinado, quanto ordenou às forças da Marina que atacassem o exército do Marechal Deodoro. Após a Proclamação da República, conseguiu por duas vezes eleger-se Senador pelo Amazona. Escreveu várias obras importantes sobre o Brasil, com relação ao setor geográfico.
Monumento
O novo monumento foi desenhado pelo Arquiteto, Arthur Emanuel. Têm 2,5m de altura e mais 80 cm da figura de José da Costa Azevedo, na cor dourada e uma placa alusiva a região. A Marinha do Brasil disponibilizou 10 homens que ajudaram no processo de reforma do busto de Ladário, um dos pontos turísticos da cidade. Já a prefeitura do município, através da Secretaria de obras deve implantar a iluminação do local para abrilhantar ainda mais a entrada de um dos municípios mais antigos do Estado.
Galeria de Fotos
Clique AQUI e confira a galeria de fotos da cerimônia.
Por: Da Redação