CorumbáEstadoLadário

Temperaturas altas e umidade do ar continua baixa no fim de semana em MS

 

A previsão da meteorologia é de tempo seco com temperaturas altas (acima de 30ºC), em diversas regiões de Mato Grosso do Sul, neste fim de semana. A umidade relativa do ar já entra em estado de alerta, ou seja, abaixo de 20%, no Estado.

Na Capital sul-mato-grossense, o sol vai predominar nesta sexta-feira (10). A temperatura mínima é de 28ºC e a máxima atingirá os 31ºC. A umidade do ar é de 28%. No período da tarde deverá ficar em torno dos 20%.

As estimativas dos meteorologistas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC), do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, são de temperaturas altas, em torno dos 31ºC, também no sábado (11) e no domingo (12), com céu claro em Campo Grande.

Segundo os meteorologistas, em todas as áreas da região sul-mato-grossense o céu fica claro hoje, com baixo índice de umidade relativa do ar na maioria das regiões do Estado. A temperatura permanece estável.

Nas cidades pantaneiras de Corumbá e Ladário, faz sol forte e a temperatura máxima atingirá os 36%. Em Aquidauana, a máxima será de 35ºC. Já nos municípios da região sudoeste, como em Dourados, os termômetros vão atingir os 31ºC. Céu claro em Ponta Porã, a temperatura máxima fica em torno dos 30ºC no município. A previsão da meteorologia é de temperaturas altas nestas regiões, também no fim de semana (sábado e domingo).

Hidratação

De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, com a umidade do ar em queda a necessidade de consumo de líquidos aumenta e a recomendação é para que sejam ingeridos até quatro litros diários.

O alerta é de que, durante o período mais quente do dia (das 10 às 15 horas), deve-se evitar a prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, que demandam um maior consumo de oxigênio, elevam a temperatura do organismo e aceleram a perda de líquidos.

Umidade Relativa do Ar Mínima

Entre 20 e 30% é considerado estado de Atenção
Entre 12 e 20% – estado de Alerta
Abaixo de 12% – estado de Emergência

 

Por: Da Redação