Ícone do site Pérola News

Temperaturas altas: chove à tarde em diversas regiões do Estado

O aviso do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), para esta terça-feira (10/1), é de que as temperaturas estarão elevadas com valores máximos de até 38°C em Porto Murtinho. Na capital sul-mato-grossense, sol entre muitas nuvens. Segue a possibilidade de chuvas fracas no final da tarde. Umidade relativa mínima: 75%.

A meteorologista do Cemtec/MS, Cátia Braga, informa que esse calor, aliado à umidade em superfície, causará chuvas em forma de pancadas, principalmente no final da tarde. Segundo ela, o volume estimado é de até 10 milímetros na região sul e superior a esse valor na região norte do Estado. A umidade relativa ficará em média 40% na região sul e em torno de 75% nas demais regiões. Na capital sul-mato-grossense, o sol aparece, mas entre muitas nuvens.

Pantanal

O forte calor na região pantaneira mantém as nuvens fechadas. A meteorologia prevê pancadas de chuva à tarde na região. Em Aquidauana, a temperatura máxima atingirá os 36º; Corumbá e Ladário, máxima de 35ºC e Miranda, máxima de 34ºC.

Temperaturas altas também nos municípios da região sudoeste. Em Bela Vista, o termômetro chegará aos 38ºC; Bonito, máxima de 37ºC; Amambai, Juti e Itaquiraí, máximas de 36ºC; Maracaju, Dourados e Ponta Porã, máximas de 34ºC.

No mapa do Cemtec mostra temperaturas mais baixas em municípios da região leste. Em Três Lagoas, a temperatura máxima será de 31ºC; Cassilândia, máxima de 30ºC; Paranaíba, máxima de 28ºC e em Chapadão do Sul, a temperatura máxima não passa dos 25ºC.

Alerta

Ministério da Saúde alerta para as doenças do verão. Segundo o Ministério, no período de chuvas e calor é época com maior registro de doenças como dengue e febre amarela, além de ocorrências de desidratação e intoxicação alimentar. A população deve ficar atenta a vacinas (vacinar contra a febre amarela) e cuidados com alimentos e exposição ao sol.

Intoxicação alimentar

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, as temperaturas altas do verão são um dos principais fatores que ocasionam a intoxicação alimentar e hídrica – causadas, respectivamente, pelo consumo de comida e água contaminadas. Os sintomas podem ser diarréia, febre, náuseas e vômitos, que podem levar à desidratação.

A cólera também é transmitida, principalmente, pela ingestão de água ou alimentos contaminados pelas fezes ou vômitos de um doente, manipulação com as mãos sujas bem como por moscas e outros insetos. A doença ocorre, ainda, pela ingestão de comidas infectadas por pessoas que os manipularam com as mãos sujas bem como por moscas e outros insetos.

Insolação

O Coordenador Geral de Informações e Análise Epidemiológica do Ministério da Saúde, Juan Cortez-Escalante, informa que a insolação e a desidratação também podem ser ocasionadas pela exposição excessiva ao sol e ao tempo quente. “A recomendação é beber ao menos dois litros de água por dia, sempre aplicar o protetor solar no mínimo 30 minutos antes de se expor ao calor e evitar as horas com maior concentração solar (entre 11h e 16h), além de usar chapéus, óculos de sol e roupas leves”, observa Cortez-Escalante. (Com informações da Agência Saúde)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile