Ladário

SSCH de Ladário comemora 45 anos de fundação

O prefeito José Antonio agradeceu a homenagem feita ao seu avô, Name Antonio Assad (em memória) e ao seu pai, Joaquim da Costa e Faria (em memória), ex-presidentes do quadro ladarense

 

A SSCH (Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária) de Ladário completa nesta segunda-feira, 22 de outubro, 45 anos de fundação. Atualmente o quadro de Ladário é dirigido por Edson Gomes Lara (presidente), Marco Antonio Marracini (vive-presidente e 1º diretor de administração), Adão Ximenes (2º diretor de administração), Francisco Pedrosa dos Santos (diretor de finanças), Enedino Gomes (diretor patrimonial) e Antonio Jorge Apolinário da Silva (diretor intendente).

Para comemorar a data, a diretoria realizou no domingo (21), na sede da entidade, uma cerimônia e um almoço para seletianos e convidados. O evento foi abrilhantado com apresentações da “Orquestra Experimental Juvenil” e do grupo de dança “Semear”.

A cerimônia contou com as presenças do prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria; do contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo, comandante do 6º Distrito Naval; da vereadora Delari Maria Bottega Ebeling, no ato representando a Câmara Municipal de Ladário; Márcia Hindi, analista de relações com a comunidade da Vale; dos quadros da SSCH Nacional, de Corumbá e de Porto Esperança.

A diretoria fez uma singela homenagem aos ex-presidentes da SSCH de Ladário, bem como de todos os associados e associadas que não medem esforços na condução da entidade.

O prefeito José Antonio agradeceu a homenagem feita ao seu avô, Name Antonio Assad (em memória) e ao seu pai, Joaquim da Costa e Faria (em memória), ex-presidentes do quadro ladarense

O prefeito José Antonio falou sobre os projetos realizados em parceria com a SSCH, “as ações desenvolvidas juntamente com os seletianos trazem bons frutos, pois são projetos que fortalecem o combate às drogas, considerada por entidades governamentais como o mal do século, entretanto, a Orquestra Experimental Juvenil e o Semear dão oportunidades as nossas crianças e adolescentes de um futuro digno”.

Lara, presidente da SSCH de Ladário

Apoio e parcerias

Durante seu discurso, o presidente da SSCH de Ladário enfatizou o importante apoio recebido do Departamento Feminino do quadro ladarense.

O presidente ainda fez questão de enfatizar a parceria da Vale que resultou no projeto da “Orquestra Experimental Juvenil”, direcionado às crianças e adolescente do município ladarense em alto risco de vulnerabilidade. Outro projeto destacado por Lara é o “Semear”, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Educação, sendo coordenado pela professora Laura Segovia.

“Como bom militar não poderia deixar de agradecer a Marinha do Brasil, através do Comando do 6º Distrito Naval de Ladário, que sempre apoiou o quadro de Ladário nas ações desenvolvidas dentro da comunidade, por meio de projetos assistenciais”, finalizou.

SSCH de Ladário

O quadro da SSCH de Ladário teve como seu primeiro presidente o senhor Name Antonio Assad e fazendo parte de sua diretoria os senhores: Nelson Mangabeira de Almeida, Joaquim da Costa e Faria, João Lisboa de Macedo e Ariquerme da Rocha Galvão, sendo este último Patrono da Entidade.

A entidade lançou a pedra fundamental e edificou a Escola 17 de Março em 23 de dezembro de 1967, sendo municipalizada em 1993. A sede esta situada na rua Tamandaré, nº 1.100, no centro ladarense. A entidade é reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Estadual, sendo parceira da Prefeitura Municipal de Ladário, em especial da Secretaria de Educação.

A Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária é uma entidade de caráter social, filantrópico, recreativo e educacional, destinada a disseminar a instrução e propagar os princípios morais que regem a civilização e que pregam a solidariedade humana. O lema da sociedade é: “UM POR TODOS E TODOS POR UM”.

A SSCH tem como órgão consultivo, deliberativo e executivo o Grande Quadro, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal e é representada nos municípios da federação pela denominação de Quadros.

Atualmente a SSCH tem representações em Mato Grosso do Sul (nas cidades de Alvorada do Sul, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ladário, Naviraí, Porto Esperança, Terenos e Coronel Sapucaia), em Mato Grosso (nas cidades de Cuiabá e Cáceres), no Distrito Federal (Brasília) e mais recentemente em Capitan Bado, no Paraguai.

Durante os 45 anos de existência a SSCH de Ladário teve como presidentes os seguintes associados: 

Name Antonio Assad;
Nelson Mangabeira de Almeida;
Lisandro Sodré;
Joaquim da Costa e Faria;
Vitor Urt;
Mario Damasceno da França;
Mauro Cavalcante dos Santos;
Ricardo Tadeu Barros da Costa;
Luiz Capurro Braga;
Erasmo Martins;
Manoel Ribeiro da Silva;
Romeu Guimarães;
Adão Ximenes;
Vivaldo Freitas da Costa; e
Edson Gomes Lara (atual).

Fotos

Clique AQUI e confira a galeria de fotos da cerimônia dos 45 anos.

 

Por: Douglas Assad Arruda