Ícone do site Pérola News

Seminário promove reuniões para definir normas de certificação do mel pantaneiro

Produção de mel no Pantanal (Foto: Divulgação)
Mel Pantaneiro (Foto: Divulgação)

Com a certificação de Identidade Geográfica (IG) concedida ao Mel do Pantanal este ano pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), é preciso determinar as regras, área geográfica de produção e parâmetros que vão caracterizar os produtos apícolas diferenciados da região pantaneira. Para isso, será realizado no próximo dia 26 o seminário “Mel do Pantanal”, no auditório da Embrapa Pantanal, em Corumbá, a partir das 08h como forma de discutir e aprovar essas normas. Após o seminário, também serão organizadas reuniões em diversas cidades pantaneiras para levar as discussões a produtores de outras regiões. Todos os eventos são gratuitos e abertos a instituições do setor, produtores e interessados na apicultura.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Pantanal Vanderlei dos Reis, a certificação da Identidade Geográfica do Mel Pantaneiro é a primeira de Mato Grosso do Sul, do centro-oeste e a primeira a ser concedida a uma região produtora de mel no país. “Isso influencia a escolha do consumidor. Esses diferenciais não visam exclusivamente a remuneração, mas a conquista do mercado. Produzir é a parte fácil do processo; comercializar e fidelizar consumidores é o mais difícil”, diz Vanderlei.

O pesquisador ressalta ainda a importância de se delimitar a área geográfica em que o mel certificado poderá ser produzido, assegurando as características regionais dos produtos apícolas pantaneiros. “Dentro dessa delimitação, o mel tem floradas predominantes, tipos, características de aroma, sabor – todas essas questões que são intrínsecas aos lugares onde a produção é feita, já que a espécie de abelha é a mesma, a Apis mellifera (abelha africanizada), em toda a apicultura da região”. Vanderlei lembra que a adesão aos protocolos de certificação é opcional e fica a cargo do produtor. “É um diferencial”, diz.

O seminário “Mel do Pantanal” é uma realização da Embrapa Pantanal em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura no estado de MS (SFA/MS), Federação de Apicultura e Meliponicultura de MS (FEAMS) e Conselho de Cooperativas, Associações, Entrepostos e Empresas de Afins à Apicultura do Pantanal do Brasil (Confenal).

Confira os dias e as cidades em que o seminário e as reuniões sobre o mel pantaneiro serão realizados:

Seminário “Mel do Pantanal”

Local: auditório “Águas do Pantanal”, da Embrapa Pantanal, em Corumbá
Horário: a partir das 08h

Reunião “Mel do Pantanal”

Dia 26/05: Miranda/ Horário: 17h
Dia 27/05: Porto Murtinho/ Horário: 15h
Dia 28/05: Aquidauana/ Horário: 14h
Dia 29/05: Coxim/ Horário: 14h

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile