Ícone do site Pérola News

Semear realiza uma viagem ao passado homenageando Elis Regina

A edição de 2015 homenageou Elis Regina
Apresentação da Orquestra Musical

“Uma verdadeira viagem a minha juventude. Pude relembrar os tempos no qual participava de alguns festivais e do encontro com amigos. Uma noite prazerosa, que deu gosto”, disse a moradora Joana Paraba Gutierres Soares durante as apresentações dos alunos do Projeto Semear, na noite deste domingo, 30 de agosto. O espetáculo, que homenageou uma das maiores referencias da Música Popular Brasileira, Elis Regina, fez parte das comemorações dos 237 anos de fundação do município de Ladário.

Os primeiros a subirem no palco principal, abrindo o evento, foi o Grupo de Choro da Fundação de Cultura de Corumbá. Em seu repertório, o grupo levou músicas como “Doce de Coco”- Jacob do Bandolim e “Naquele Tempo”- Pixinguinha, criando um clima de nostalgia nas duas mil pessoas que lotaram o espaço de eventos.

Logo em seguida, o teatrólogo Deusmar Espindola, declamou uma das canções mais conhecidas do repertório de Elis Regina, “Como Nossos Pais”. Já o momento mais esperado da noite, que envolveu aproximadamente 30 alunos, entre bailarinos e a Orquestra do Semear, subiram ao palco, entre eles, estava Cassio Cezar, que integra a Orquestra do projeto. Nervoso, disse que os ensaios, que duraram dois meses, foram intensos e o tema encantador.

“Não conhecia Elis Regina, tive que aprofundar meus conhecimentos e logo me vi envolvido por ela. As suas músicas são tão emocionantes. Sem contar a importância dela pra MPB. Teve um tema que me prendeu mais, foi Como Nossos Pais, uma canção totalmente contagiante”, comentou Cassio.

Para o chefe do executivo ladarense, José Antonio Assad e Faria, que acompanhou as apresentações junto à primeira dama e Secretária Especial de politicas públicas Gisele Maria Saab e Faria e a Secretária de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos, a apresentação além de cantar parabéns para Ladário, proporcionou momentos especiais.

“Essas músicas fizeram parte da adolescência de muitas pessoas que aqui estão. Resgatamos parte da história da MPB, através de uma das cantoras mais conhecidas. Uma forma de mesclar a arte com conhecimento dentro da sala de aula, ovacionando os parabéns a nossa querida Ladário, trazendo este presente para os ladarenses”, falou José Antonio.

“Pimentinha”, como ficou conhecida, apelido este, dado pelo poeta e músico Vinicius de Moraes, Elis Regina, uma das mais importantes cantoras e interpretes brasileiras, foi uma das responsáveis em inovar os festivais musicais, com título de primeira estrela da canção popular brasileira na era da televisão, se aventurando nos gêneros da MPB, passando pela Bossa Nova, samba e rock.

Elis faleceu em 19 de janeiro de 1982, e até os dias atuais é considerada a maior cantora brasileira de todos os tempos e um ícone popular contemporâneo.

Ao todo, a apresentação contou com a Orquestra Musical, sendo 19 componentes regidos por Carmo kleber e José Estevão, bem como a Oficina de dança, que trouxe 15 bailarinos, coordenados pelos coreógrafos Silvania Santos, Johonie Midon e Rivaldo Martins, que interpretaram músicas como Madalena, Como Nossos Pais, O Bêbado Equilibrista, Aquarela do Brasil, entre outras, bem como a participação dos cantores Wagner Alves Pereira que interpretou “New York, New York” e professor de música Roberto com a música “Romaria” .

O Semear, hoje, um dos principais projetos da administração junto à comunidade, tem como intuito, proporcionar aulas de dança, música, xadrez e natação, e atende cerca de 1.300 crianças e adolescentes entre 06 a 16 anos, que estejam devidamente matriculadas nas escolas de Ladário.

“O Espetáculo, que teve dois meses de preparação e muito estudo, mostrou como trabalhamos no Semear, preparando os jovens, com educação musical e arte. Isso com certeza dará à eles, uma visão mais sensível da sociedade. Esse é o nosso papel, semear o futuro desses estudantes”, mencionou a coordenadora do Projeto Semear Laura Daniele Segovia Lopes. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile