Ícone do site Pérola News

Semana do Brincar tem início em Ladário com atividades que valorizam o desenvolvimento infantil

A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEL), deu início ontem, 26 de maio de 2025, à Semana Mundial do Brincar, que neste ano traz como tema “Proteger o Encantamento das Infâncias”. O evento, que se estende até o dia 30 de maio, busca reforçar a importância do brincar como elemento essencial para o desenvolvimento integral das crianças, além de promover um ambiente de acolhimento, segurança e valorização da infância.

A proposta da Secretaria Municipal de Educação ao adotar o tema “Proteger o Encantamento das Infâncias” é reafirmar o compromisso de garantir às crianças condições para que vivam plenamente essa fase tão importante da vida. A iniciativa destaca que, além de assegurar cuidados e direitos básicos, é fundamental preservar o espaço e o tempo destinados ao brincar livre, essencial para que as crianças explorem o mundo, desenvolvam sua criatividade, construam vínculos e se conectem com o outro.  O evento está sendo coordenado pela assessora técnica Caroline Monaco Ferreira, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, chefiada pela secretária Fernanda Borges.

A importância do brincar no desenvolvimento infantil

De acordo com especialistas brincar é um processo de humanização, onde a criança aprende a criar vínculos, desenvolve sua capacidade de raciocínio, julgamento e argumentação. As brincadeiras e os jogos, desde os mais simples até os mais elaborados, são ferramentas importantes para a formação da identidade e a construção de uma aprendizagem eficaz. O ato de brincar, portanto, não deve ser visto apenas como uma atividade lúdica, mas como um espaço de desenvolvimento integral.

Programação diversificada para todas as idades

A programação da Semana do Brincar foi cuidadosamente planejada para atender todas as crianças da rede municipal de ensino, desde o berçário até o 3º ano do ensino fundamental, promovendo atividades lúdicas e interativas.

A abertura oficial ocorreu no dia 26 de maio, na quadra da Escola Municipal Farol do Norte com a realização da tradicional Gincana Solidária, que incluiu diversas brincadeiras de antigamente, como corrida do saco, dança da cadeira, ovo na colher, rouba bandeira, estoura balão e cabo de guerra. O evento teve início às 18h com a acolhida dos participantes, seguido pela cerimônia oficial, início da gincana, premiações e, por fim, um lanche coletivo.

Atividades durante toda a semana

A programação prossegue até 30 de maio com diversas atividades que valorizam a ludicidade e o desenvolvimento infantil: 

27/05Brincadeiras de antigamente, realizadas no horário de aula, para alunos do berçário ao 3º ano do ensino fundamental.
28/05Piquenique com lanche compartilhado e bolhas de sabão, também durante o horário de aula.
29/05Desfile do “cabelo maluco”, incentivando a criatividade e a expressão das crianças.
27 a 30/05Conto e reconto de histórias, com a participação especial da Josi, da biblioteca do SESI, promovendo momentos de imaginação e cultura para alunos das CEIs e CEMEIs da rede municipal.

Inclusão e participação de todos

A Secretaria Municipal de Educação garantiu que as atividades fossem planejadas de forma inclusiva, respeitando as especificidades dos alunos da Educação Especial e Inclusiva, que participam normalmente das propostas, com o auxílio de um guia quando necessário. Além disso, todas as brincadeiras podem ser adaptadas para melhor compreensão e participação de todos os envolvidos.

A Semana Mundial do Brincar é uma oportunidade ímpar de promover momentos significativos para as crianças, respeitando seus tempos, ritmos e necessidades. A ludicidade, além de ser uma necessidade humana, é um instrumento pedagógico fundamental para o desenvolvimento das competências necessárias à formação integral dos alunos.

Com ações como essa, a Prefeitura de Ladário segue promovendo políticas públicas que fortalecem a educação municipal e garantem um ambiente escolar acolhedor, inclusivo e estimulante para todos os estudantes.

*Informações e fotos Comunicação PML

Sair da versão mobile