Ladário

Secretaria de Saúde realiza ações de planejamento familiar mensalmente em Ladário

Entrega do kit para uma das participantes do Programa Planejamento Familiar

 

Entrega do kit para uma das participantes do Programa Planejamento Familiar

Com o propósito de levar à população acesso e informação sobre métodos de contracepção eficazes e seguros e a serviços de saúde que contribuam para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável, a Secretaria de Saúde através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), e das Estratégias de Saúde da Família (ESF´s), do município realiza ações de planejamento familiar mensalmente em todas as suas Unidades de Saúde.

As ações consistem em três tipos de atividades: educativas, aconselhamento e atividades clínicas que são desenvolvidas de forma integrada e abrange todos os aspectos da saúde integral da mulher. O Planejamento Familiar faz parte de uma rede de ações que envolvem o programa Mamãe Bebê e a Rede Cegonha do Governo Federal.

“A prática do planejamento familiar permite que homens e mulheres decidam juntos se e quando querem ter filhos, assim como programem a gravidez e o parto nas condições mais adequadas. As atividades educativas são de extrema importância, pois proporciona aos que recebem a informação o entendimento sobre os temas relacionados com a prática da anticoncepção, inclusive a sexualidade”, afirma a Coordenadora do Programa, Ana Cecília Demarqui.

No mês de julho as mulheres que participaram do encontro receberam um kit de planejamento familiar com diversos itens educativos para promover a saúde integral da mulher ladarense.

De acordo com a Gerente em Atenção a Saúde, Elis Rosângela Ribas Flor, dentro dos benefícios oferecidos pelo programa familiar, existe a oferta de contraceptivos via oral e injetável, para as mulheres em idade fértil também são oferecidos acompanhamento médico, psicológico e educativo através de palestras voltadas ao planejamento. O programa possibilita para os interessados que se encontre dentro dos requisitos necessário vasectomia e laqueadura.

 

Por: Da Redação