Ícone do site Pérola News

Secretaria de Saúde disponibiliza vacina contra Hepatite A em Ladário

Meta do município é imunizar 124 crianças até o final do ano

Desde a última terça-feira, 12 de agosto, o município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde, começou a vacinar crianças de 1 ano a menores de 2 anos, em dose única, e com proteção permanente, contra a Hepatite A. O Ministério da Saúde incluiu a vacina contra o vírus no Programa Nacional de Imunizações (PNI), que está disponível na Rede Pública da cidade.

A meta no município, conforme a coordenadora de imunização e enfermeira Simone de Araújo Roca Fernandes, é vacinar 124 crianças, que se encaixem no grupo preconizado pelo Ministério da Saúde.

“É importante que os pais se atentem em trazer as crianças para vacinar contra a Hepatite A. Essa é uma novidade no SUS (Sistema Único de Saúde). A vacina é gratuita e, além disso, ajuda na proteção contra a doença que pode causar desidratação grave e em muitos casos levando a óbito. As vacinas são encontradas em nossas ESF’s, com salas de vacina, como também nas campanhas que iremos realizar”, explicou Simone.

Não perdendo tempo, a dona de casa Eliane Almeida, moradora do bairro Boa Esperança, trouxe a filha Geovanna dos Santos (01), para vacinar, “soube da vacina e por isso resolvi trazer a minha filha, é uma forma de proteger futuramente ela contra a doença que afeta muitas crianças em nosso país. Aproveitando também a gratuidade dela, já que antes a vacina era apenas pela rede privada, ou seja, paga”, disse.

O município realizará campanha nas CEMEI (Centros Municipal de Educação Infantil), que começa neste mês, sendo no dia 18/08- A CEMEI Neusa Assad de Mauta; 19/08-Antonio Florêncio; 20/08- Rosa Pedrossian; 21/08- Padre Ernesto Sassida.

Já os pais, poderão levar seus filhos até os locais de vacinação mais próximos, como a Unidade Mista do município de segunda a sexta-feira na parte da manhã, a partir das 07h30, onde apenas 25 senhas são distribuídas. Estratégia de Saúde da Família João Fernandes, de segunda a sexta-feira das 07h30 às 10h30; 13h30 às 16h30. No ESF Érico Valle, de segunda a sexta-feira das 13h00 às 19h00. No mesmo local, é encontrada a vacina BCG.

Hepatite A

Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada.

Esse vírus pode sobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos. A hepatite A pode ser sintomática ou assintomática. Durante o período de incubação, que leva em média de duas a seis semanas, os sintomas não se manifestam, mas a pessoa infectada já é capaz de transmitir o vírus.

Sintomas

Apenas uma minoria apresenta os sintomas clássicos da infecção: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito. Icterícia, fezes amarelo-esbranquiçadas e urina com cor semelhante à da coca-cola são outros sinais possíveis da enfermidade.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile