Ladário

Secretaria de Saúde de Ladário presta contas em Audiência Pública

 

A Prefeitura Municipal de Ladário através da Secretaria Municipal de Saúde prestou contas à população durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Ladário, na tarde de quarta-feira (26). O evento foi realizado para dar transparência aos recursos que foram disponibilizados para a saúde e onde foram investidos.

O secretário de Saúde, Cleber Colleone, prestou contas do 3º quadrimestre de 2013. Além de destacar gastos e investimentos, Cleber reforçou a importância da distinção dos serviços que devem ser prestados pela Saúde de Ladário e os serviços que ficam sob responsabilidade do SAMU. Só no terceiro quadrimestre, o Pronto Atendimento atendeu mais de duas mil pessoas.

Atualmente, Ladário conta com sete unidades de saúde, sendo a Unidade Mista de Saúde, Unidade Básica de Saúde Dr. Romeu Albaneze, Unidade Básica de Saúde Dr. João Fernandes, Núcleo de Controle de Zoonoses, Secretaria Municipal de Saúde de Ladário, Unidade Básica de Saúde Érico Valle Loiaza e Unidade Básica de Saúde Almirante Tamandaré. No terceiro quadrimestre de 2013, as Clínicas Básicas tiveram 1.741 consultas médicas. O Pronto Atendimento (PA) contabilizou 2.187 atendimentos. A Atenção Especializada registrou 1.348 atendimentos, sendo 693 direcionados a Cardiologistas e Dermatologistas, 655 direcionados a Endocrinologistas e Ortopedistas e 299 consultas direcionadas à Fisioterapia.

A distinção entre os atendimentos prestados pelas ambulâncias da Secretaria de Saúde e o SAMU voltou a ser abordada pelo Secretário. Mais uma vez, ele explicou que todos os serviços de urgência e emergência são prestados pelo SAMU regional, que possui equipamento e equipe especializada para ocorrências que envolvem risco de vida, inclusive de parto. Já a ambulância da Saúde atua em casos menos perigosos, de remoção simples, sem risco de morte.

Só no ano passado, de setembro a dezembro, 310 nascimentos foram registrados no cartório de Ladário. De acordo com os dados do IBGE, a cidade possui 21.106 habitantes distribuídos em uma área territorial de 340,765km², sendo que 94,7% vivem na área urbana e 5,3% vivem na área rural. A população está balanceada, registrando 50,1% da população como do sexo masculino e 49,9% do sexo feminino.

As próximas audiências, segundo o secretário Cleber Colleone, acontecerão em maio, setembro e fevereiro. É importante que a população esteja presente para que tenha conhecimento de onde está sendo o dinheiro destinado à saúde, bem como sanar suas dúvidas e dar sugestões.