Além da pandemia do Novo Coronavírus, os ladarenses precisam estar atentos as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Para manter o decréscimo e evitar números altos de contaminação no município, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na segunda-feira (08) a Campanha de Enfrentamento a Dengue e outras Arboviroses em Ladário.
Na campanha deste ano, serão realizadas diversas ações de enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya. Entre elas, estão a mobilização social, por meio da educação da população, controle de fatores ecológicos e biológicos, e controle químico do vetor. As ações serão colocadas em prática de acordo com os níveis de ativação e a incidência das doenças no munícipio.
A transmissão da Dengue, da Febre Chikungunya e do vírus Zika ocorre pela picada de mosquito Aedes aegypti. Ele tem em média menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo.
O Aedes costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito.
“ Está sendo um desafio nesse momento de pandemia da COVID 19, voltarmos para o combate a Dengue, o aumento de incidências em focos do mosquito Aedes aegypti vem aumentando, e diante dessa preocupação vamos trabalhar em conjunto no combate para conseguir abranger toda a cidade. Queremos trabalhar juntamente com a população, que haja colaboração de todos, peço ajuda dos ladarenses, pois estamos enfrentando um momento difícil e precisamos diminuir os focos. Com as ações da Secretaria de Saúde e mais a ajuda dos moradores, vamos conseguir combater a dengue.” – Josiane Braga.
*Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA – PML