Ladário

Secretaria de Saúde confirma mais dois casos de raiva animal em Ladário

 

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou no final da tarde desta quinta-feira, 09 de abril, mais dois casos de raiva animal em Ladário, após resultado positivo de dois animais dos três casos que foram para exame, sendo um descartado. Ao todo, já são três casos no município e os animais identificados foram encontrados no Conjunto SEAC e nos Bairros Nova Aliança e Santo Antonio.

Conforme o Secretário da pasta, Cleber Colleone, medidas já foram tomadas para a prevenção contra a doença e a equipe de saúde já está nas ruas realizando uma ação de bloqueio, que deverá percorrer todos os bairros da cidade.

“Iniciamos a ação de vacinação dos animais nesta quarta-feira, 08 de abril. A nossa equipe irá percorrer todos os bairros, porém, mais uma vez, é importante que para nos ajudar na campanha, os proprietários de cães e gatos os mantenham em suas residências, fiquem atentos ao calendário de vacinas e que também facilite o acesso dos agentes de endemias que estão visitando todas as casas do município, acompanhados de um veterinário”, disse Cleber.

Durante esta ação, a meta do município é vacinar aproximadamente 3,5 mil animais. Só durante os dois primeiros dias da campanha, já foram protegidos 936 cães e 135 gatos. Porém aquelas famílias que não estiverem na residência durante a passagem da equipe de imunização, devem procurar o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), localizado na rua Emília Alves, Bairro Alta Floresta I.

Outras Medidas de Controle

Além da ação de vacinação, o município também prevê o recolhimento dos animais, cães e gatos, que estiverem em vias e logradouro públicos, o que está respaldada diante da Lei Complementar do Município 029/ 2007 e a norma técnica do Ministério da Saúde.

“O vírus da raiva está circulando em nosso município e nesse momento de risco para a nossa população é necessário algumas medidas preventivas evitando que o vírus venha se espalhar ainda mais entre a nossa população”, finalizou Colleone.

 

Por: Da Redação