Uma das mais importantes vias de escoamento da produção mineral de Ladário está sendo recuperada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Semisp). Os serviços são para manter a rua Frei Liberato trafegável para os caminhões e carretas que passam levando cargas de minério de ferro para o Porto Multimodal da Mista. A rua também dá acesso à estrada da Codrasa, pólo turístico de Ladário, que também leva ao Assentamento 72.
Segundo o titular da Semisp, Luiz Afonso Perez Mazó, estão sendo recuperados cerca de 6 km de via. Ele explicou que está sendo feito o cascalhamento e terraplanagem par evitar a vibração dos caminhões com consequente poluição sonora que incomoda os moradores.
“Nós também já firmamos um acordo com a mineradora que mais trafega pelo local que garantiu que ela molhe constantemente a rua para evitar poeira”, disse o secretário. Ele não soube precisar o volume do tráfego, mas afirmou que será intenso com a rodagem 24 horas por dia.
As ações de conservação estão sendo feitas em conjunto com as empresas mineradoras. Elas ocupam a rua para chegar até o porto e desembarcar o minério que depois segue em barcaças pela hidrovia Paraguai/Paraná, até os portos da Argentina e do Uruguai.
Os minérios de ferro e manganês extraídos do maciço do Urucum são usados na fabricação do aço. As chapas vão para as indústrias onde são beneficiadas e se transformam em eletrodomésticos como geladeiras e fogões e também na indústria automobilística para a fabricação de carros. (Assessoria de Imprensa-PML)