Ladário

Assistência Social de Ladário apresenta Planejamento para 2014

Secretário de Assistência Social, Alexandre Ohara, explicando os trabalhos para 2014

 

Secretário de Assistência Social, Alexandre Ohara, explicando os trabalhos para 2014

A Secretaria de Assistência Social realizou uma reunião com toda sua equipe de trabalho e com as pessoas que integram os programas sociais oferecidas pela pasta. Em pauta, o encontro que não só marcou o encerramento das atividades em 2013, segundo o secretario Alexandre Ohara, também abordou o Planejamento para os trabalhos em 2014.

“Não queremos apenas colocar as nossas metas, mais sim, que todos, inclusive as famílias, possam participar com idéias que serão colocadas em pratica, pois são elas que nos ajudam na realização de todos os trabalhos aplicados em Ladário. queremos “escrever um livro” com a participação de todos”, falou Ohara.

Durante o encontro, Alexandre destacou os Programas e Projetos desenvolvidos este ano, como o “De bem com a Vida”, que tem o objetivo de trabalhar com os idosos do município. “Ladário, tem um grande índice de pessoas idosas e trabalhos como esses, ajudam cada vez mais na auto-estima deles” reforçou.

Outra conquista foi o desligamento de 100 famílias, das 1.542 cadastradas, que representa aproximadamente 9 mil pessoas que são beneficiadas pelo Bolsa Família, e que hoje, não precisam recorrer ao beneficio que tem o propósito de ajudar na renda faamiliar. O município está entre as 15 cidades de Mato Grosso do Sul que conseguiram inserir essas pessoas dentro do mercado de trabalho e também na geração de renda própria através dos cursos oferecidos pela Assistência Social.

A Assistência Social trabalha em cima da Proteção Básica, Média e de Alta Complexidade das famílias ladarenses. Dentro desses programas, cada equipe abrange a identificação da população que necessita dos serviços socioassistenciais; conscientização dos usuários sobre obtenção de direitos sociais, fortalecendo a autoestima da população da região, além de esclarecer e informar a população através de palestras educativas.

De imediato, o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) responsável pela oferta de serviço da proteção social básica do SUAS, nas áreas de vulnerabilidade e risco social nos territórios, vai trabalhar em 2014 através de Projetos que serão levados aos bairros de Ladário, incluindo a área de proteção Ambiental do Assentamento 72, na Zona Rural.

“O nosso grande trabalho será a prevenção e as visitas domiciliares aos integrantes dos trabalhos socioassistenciais”, afirmou Alexandre.

Para a dona de casa Edna Conceição da Silva, mãe de 09 filhos, sendo desses, 4 integram os Projetos como Pro Jovem e PET, é mais do que necessário as famílias estarem integradas para conhecer os objetivos traçados para próximo ano. “Parabenizo pela iniciativa de colocarmos a frente desses programas. Trabalho realizado em equipe, só reflete em resultados positivos e realmente é o que vem acontecendo. Meus filhos aprenderam muita coisa através deles”, declarou.

O prefeito José Antonio Assad e Faria participou do evento e reafirmou o compromisso da Assistência Social com as famílias ladarenses. “Todos os trabalhos são realizados para vocês da comunidade. Agora é hora de cada um colocar a ideia em pauta e também na pratica, pois assim, queremos fortalecer ainda mais os nossos trabalhos. É importante, sempre a participação de todos”, disse.

O evento foi realizado no último dia (20) na Câmara Municipal de Ladário.

 

Por: Da Redação