A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS), através das equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica em Saúde, realiza nesta segunda (25) e terça-feira (26) as visitas técnicas de intensificação e capacitação dos trabalhos de controle da dengue nos municípios de Corumbá e Ladário. A capacitação é direcionada a todos os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) das unidades de saúde e técnicos de controle epidemiológico dos municípios e conta com a participação do Ministério da Saúde. Será apresentada a capacitação “Dengue em 15 minutos” do Ministério, informações sobre os procedimentos para as notificações de casos de riscos, além do acompanhamento das ações de controle de vetores nos bairros.
De acordo com a SES, o objetivo das visitas técnicas é acompanhar os trabalhos de controle nos municípios, visando à redução de óbitos pela dengue em Mato Grosso do Sul e à intensificação das ações em saúde através das orientações dos profissionais de saúde. Na próxima semana os técnicos seguem para os municípios de Corguinho e Rochedo. Cidades como Anastácio, Aquidauana, Miranda, Rochedo, Vicentina, Sidrolândia e Nioaque já receberam as visitas técnicas, o que contribuiu para a redução de casos de dengue de acordo com dados da SES.
“A capacitação e intensificação das ações de controle à dengue foram direcionadas principalmente aos municípios em situação de alta incidência da doença. Os técnicos da vigilância com os secretários municipais de Saúde estão reforçando as capacitações dos profissionais nas unidades de saúde. O principal reflexo desta intensificação está na redução de notificações de casos nas últimas semanas. Mesmo assim os trabalhos continuarão em outros municípios assim como a população também não deve diminuir os seus cuidados com a doença”, disse a coordenadora de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Lewandowski.
Segundo o boletim epidemiológico correspondente à semana 11 de 2013 (10/3 a 16/3), Mato Grosso do Sul registrou 3.726 notificações de casos de dengue, já as semanas nove e dez registraram respectivamente 4.334 e 4.313 respectivamente. Clique aqui para acessar o boletim epidemiológico da dengue da SES/MS.
Por: Da Redação