Ladário

Saúde: Prefeitura de Ladário decreta estado de alerta

 

O prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, decretou estado de alerta devido ao novo risco imposto pelo mosquito Aedes aegypti. O decreto 2997/2016, publicado no diário oficial do município, aponta a preocupação da prefeitura no combate ao transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya e o zika vírus.

Com a decisão, o prefeito autoriza os agentes de saúde e endemias para atuarem, sob a coordenação da Secretaria de Saúde, nas ações que exigem resposta rápida ao cenário atual.

Fica determinado, ainda, que as equipes formadas para desempenhar o trabalho, promoverão avaliações periódicas do cenário municipal, mediante aos riscos iminentes, emitindo pareceres sobre a incidência do foco, proliferação e casos confirmados, bem como sobre os procedimentos de respostas que serão dadas à população.

Estado de Alerta

De acordo com o documento, o atual estado de alerta é referenta a situação de alteração intensa e grave das condições de normalidade decretada em razão de uma possível epidemia colocando em risco a saúde da população ladarense.

Como risco de epidemia, o documento considera as ações programadas de eventos ligados ao combate ao Aedes sobre um cenário vulnerável do Município de Ladário, causando graves transtornos, mediante ao descuido de alguns moradores, que excedem a sua capacidade de deixar de lidar com os problemas.

De acordo com o documento, servidores estarão autorizados a entrar, com autoridade policial, se necessário, em imóveis desocupados ou abandonados e naqueles habitados em que houver recusa de entrada, por parte do proprietário.

Multas

A execução do serviço de limpeza dos imóveis tem que ser exercida por seus proprietários, ficando os mesmos, sujeitos a receber notificação e posteriormente multas, caso não seja cumprido à determinação exigida pelo município.

Além da situação jurídica, a inobservância por parte da população, acarreta em maiores proporções a proliferação das doenças que vem assombrando o país inteiro.

Continuidade do Serviço

Provenientes das atividades exercidas durante todo o mês de fevereiro, com apoio da Marinha do Brasil, bem como de instituições parceiras, a prefeitura também anunciou a criação de um grupo, nominado de Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti, sob a coordenação do Vice-Prefeito do Município, José Francisco Sampaio Junior, para se responsabilizar pela intensificação do combata ao vetor e a convocação de agentes de saúde e endemias para atuarem sob a coordenação da equipe montada para auxiliar na guerra ao mosquito. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação