Ícone do site Pérola News

Saúde municipal prepara operação “Ladário Limpa e sem Dengue”

A Prefeitura de Ladário prepara o lançamento da Operação Ladário Limpa e Sem Dengue para o período de 23 de janeiro a 03 de fevereiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Educação, Desenvolvimento Integrado, Semips, Assistência Social, Planejamento e Finanças, com apoio da Marinha. “Será uma megaoperação para reforçar tudo o que já vem sendo feito na cidade na prevenção e combate à proliferação da dengue, tanto na limpeza da cidade como na eliminação de focos de mosquitos transmissores”, destacou o secretário municipal de Saúde, Cleber Colleone.

Os detalhes da operação começaram a ser discutidos em uma reunião promovida pela Secretaria Municipal de Saúde com todas as outras secretarias e setores envolvidos, inclusive o Núcleo de Controle de Zoonoses e Gerência de Obras, que vão destacar seus funcionários para o mutirão de prevenção e limpeza. “É um trabalho em conjunto, que envolve inclusive a Educação e Assistência Social na questão de conscientização da população”, afirmou Colleone.

A previsão é que a dengue tipo 4, ainda sem casos registrados na região, comece a se proliferar neste verão. “O vírus está descendo pela Amazônia, já atingiu a Bolívia e deve entrar em Corumbá e Ladário pela fronteira, então temos de tomar medidas ainda mais rigorosas e fazer com que a conscientização da população e a limpeza da cidade sejam intensificadas para não sermos atingidos por uma epidemia”, acentuou o secretário Cleber Colleone.

Na primeira etapa, de 23 a 30 de janeiro, deve ser feito o trabalho de conscientização, preparando os moradores para o tipo de estratégia que será desenvolvida pelas equipes da Prefeitura e da Marinha. Estima-se que 40 homens serão acionados na segunda etapa, que vai até 03 de fevereiro, para a coleta de todo o lixo e entulho armazenado na cidade. Uma operação para a coleta de pneus velhos abandonados já foi executada semana passada pelas equipes da Secretaria de Saúde e Gerência de Meio Ambiente, que está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Integrado.

“O trabalho de limpeza na cidade é constante e temos verificado que existe um tira-e-põe, ou seja, limpamos uma rua hoje,mas no dia seguinte já tem lixo espalhado, ainda por falta de conscientização de alguns moradores”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Integrado, Jorge de Castro. “Mas estamos trabalhando para reverter essa situação”, acrescentou.

O secretário Cleber Colleone adiantou que não será utilizado o sistema de borrifação de inseticida. “O sistema só é autorizado pela Secretaria de Estado da Saúde, que envia o inseticida, em caso de epidemia de dengue”, explicou. “Mesmo em casos em que existe grande proliferação de mosquitos não recebemos autorização para a borrifação”, acrescentou. (Nelson Urt/Assessoria de Imprensa PML)

Reunião da Secretaria Municipal de Saúde discutiu estratégia para operação

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile