Ícone do site Pérola News

Saúde de Ladário realiza Roda de Conversa para reforçar o combate à violência contra mulher

 

Na última sexta-feira (16), a Prefeitura Municipal de Ladário, através da Secretaria de Saúde, realizou no Lions Club de Ladário uma roda de conversa com Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O evento também contou com a participação da especialista em Políticas Publicas para as Mulheres, Aparecida Gonçalves (Cida) e da senhora Cristiane Santana, ex-dirigente de Políticas para as Mulheres no município de Corumbá. Devido a uma agenda na capital, o secretário de Saúde, Juvenal Avila, foi representado pela superintendente Elis Rosangela Ribas Flor.

O objetivo do evento foi fomentar a discussão do tema “violência doméstica”, em especial a atuação do agente de saúde na identificação dos casos de violência contra a mulher. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS e do Ministério da Saúde, a violência contra a mulher tornou-se uma “epidemia”, e o agente pode agir, notificando o observado junto a sua Unidade de Saúde, para que a vítima seja encaminhada e acolhida.

Em sua fala, Cida reforçou a quebra da cultura do silêncio. Conforme ela, esse tipo de cultura mata por omissão. Ela ainda ressaltou a importância do enfrentamento da violência contra a mulher em todos os seguimentos da sociedade. Vale ressaltar que Cida já atuou na Secretaria Nacional de Enfretamento à Violência Contra a Mulher, entre 2013 a 2016.

Para a psicóloga da Saúde de Ladário, Genise Assad de Paula, “a violência contra a mulher não é apenas um problema social, mas sim de saúde publica, e são nesses momentos que precisamos unir forças para proteger essas vítimas da violência. É necessário denunciar sim”, afirmou.

O Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de violência contra a mulher, atrás da Venezuela, Colômbia e Rússia e ainda, Mato Grosso do Sul em 2º lugar nessa triste realidade. A primeira dama do município de Ladário, Edelma Jardim, atuante na causa, se mostrou preocupada com os índices alarmantes que foram apresentados no evento.

Ao final da roda de conversa, ficou definido que novas ações deverão ser promovidas no decorrer do ano para mostrar a importância do enfrentamento à violência contra a mulher em Ladário.


 

Sair da versão mobile