A Prefeitura Municipal de Ladário através da Secretaria Municipal de Saúde prestou contas à população durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Ladário, na noite desta segunda-feira, 30 de junho. O evento foi realizado para dar transparência aos recursos que foram disponibilizados para a saúde e onde foram investidos os recursos destinados a pasta. O secretário de Saúde, Cleber Colleone, prestou contas do 1º quadrimestre de 2014, onde as consultas médicas somam mais de 5,6 mil atendimentos, nas Estratégias de Saúde da Família. De janeiro até abril de 2014, já foram feitas também 347 visitas médicas a domicílio, sendo 548 dos profissionais de enfermagem.
Além de destacar gastos e investimentos, Cleber reforçou a importância da distinção dos serviços que devem ser prestados pela Saúde de Ladário e os serviços que ficam sob responsabilidade do SAMU, “todos os serviços de urgência e emergência são prestados pelo SAMU (Serviço de Atendimento Médico e Urgência) regional, que possui equipamento e equipe especializada para ocorrências que envolvem risco de vida, inclusive de parto. Já a ambulância da Saúde atua em casos menos perigosos, de remoção simples, sem risco de morte”, explicou.
Ainda conforme o secretário da pasta, os números de consultas, bem como os atendimentos nas ESFs, alcançaram os números, uma vez que, o município conta agora com cinco médicos estrangeiros, o qual Ladário, foi beneficiada pelo programa Mais Médicos do Governo Federal, bem como o médico brasileiro que também foi destinado para a região, através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB).
“A nossa proposta é elevar o atendimento da saúde em Ladário, o que já vem acontecendo com ações realizadas ao longo do ano. Os médicos venezuelanos e cubanos irão contribuir e muito, por conta da larga experiência vivida por cada um deles, além de segurança de que agora não iremos depender mais dos profissionais temporários. Eles ficarão três anos em Ladário”, esclareceu Colleone.
Outro fator abordado durante a audiência pública foi à vacinação no município. Na 16° campanha de Vacinação contra a gripe H1N1, Ladário foi à segunda cidade a do Estado a imunizar o público alvo, estipulado pelo Ministério da Saúde, com 86,69% de pessoas vacinadas, o mesmo sendo alcançado durante outras campanhas.
Só no primeiro quadrimestre, de janeiro a abril, 139 nascimentos foram registrados no cartório de Ladário. De acordo com os dados do IBGE, a cidade possui 21.106 habitantes distribuídos em uma área territorial de 340,765km², sendo que 94,7% vivem na área urbana e 5,3% vivem na área rural. A população está balanceada, registrando 50,1% da população como do sexo masculino e 49,9% do sexo feminino.
A próxima audiência, segundo o secretário Cleber Colleone, acontecerá em setembro. “É importante que a população esteja presente para que tenha conhecimento de onde está sendo o dinheiro destinado à saúde, bem como sanar suas dúvidas e dar sugestões”, afirmou.
Por: Da Redação