O dia 25 de novembro ficou conhecido mundialmente em 1960, por conta do ato de violência cometido contra as irmãs dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, “Las Mariposas”, que lutavam por soluções de problemas sociais de seu país e foram perseguidas, presas e brutalmente assassinadas.
Para relembrar a data, a Prefeitura Municipal de Ladário, através da Secretaria de Saúde, realizou na noite desta segunda-feira (25), na Estratégia de Saúde da Família Érico Valle, localizada na entrada do conjunto habitacional da SEAC, o projeto Cine na Rua.
O objetivo foi mobilizar a população que frequenta as Unidades de Saúde para cuidar do desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, “esta é a primeira de várias sessões de cinema que realizaremos no município de Ladário”, disse ao Pérola News secretário de Saúde, Cleber Coleone.
O projeto Cine na Rua chega a sua 10ª edição e parte do compromisso que o núcleo de prevenção a violência e agravos não transmissíveis tem com relação a proteção do público infantil. E, pensando no vínculo entre os profissionais de saúde e a população que é atendida nas ESFs. A intenção do projeto é aproximar crianças, adolescentes e a família para assistir o filme, podendo assim manter uma convivência saudável entre profissionais e população.
A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública; revela formas cruéis e perversas de discriminação de gênero; desrespeita a cidadania e os Direitos Humanos; destrói sonhos e dignidade. É a expressão mais clara de desigualdade social, racial e de poder entre homens e mulheres.
Os moradores da localidade assistiram ao Filme Rio, “a ideia é fazer com que a população reflita sobre a violência num âmbito diferente”, explicou à psicóloga Cecilia, que proferiu uma palestra antes da sessão.
Por: Domingos S. de Arruda