Ladário

Saúde de Ladário orienta população para o combate ao colesterol

 

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo e o fato delas serem silenciosas acaba prejudicando muitos diagnósticos. Um dos principais problemas é gerado pelas altas taxas de colesterol no organismo, que provocam derrame e infarto em casos mais graves.

No Brasil, o dia 08 de agosto, foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, e o município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde realiza exames laboratoriais e acompanhamento da população, dentro das ESF’S (Estratégias de Saúde da Família).

“É sempre importante realizar exames rotineiros, pois só desta maneira é que conseguiremos prevenir doenças que às vezes podem levar a morte. Porém, a secretaria de saúde realiza os acompanhamentos, e em casos mais específicos os pacientes são encaminhados pelas equipes das ESF’s a um médico profissional especializado em cardiologia que atende até 200 consultas ao mês”, explicou o secretário de saúde Cleber Colleone.

Ainda conforme o secretário, as consultas são agendadas no período de 10 dias. Além disso, os pacientes recebem orientações sobre alimentação saudável, incentivo da prática de esporte para prevenir doenças cardiovasculares, “uma caminhada todos os dias de 30 min, ajuda a manter o nível de colesterol equilibrado, assim, como um sono de qualidade e evitar os alimentos gordurosos”, completou.

Presente em quase todos os alimentos, o colesterol nem sempre é maléfico. Em alguns casos ele se apresenta como um lipídeo acoplado a lipoproteínas. Conforme a carga de colesterol que carregam, elas podem ser de dois tipos: LDL, conhecido como mau colesterol, e HDL, o famoso bom colesterol.

No município, a população pode procurar as cinco Estratégias de Saúde da Família, o Pronto Atendimento e a Unidade Mista.

 

Por: Da Redação