Saúde de Ladário mobiliza todas as ESF’s no Dia “D” de vacinação; meta é imunizar 3,8 mil pessoas
A Secretaria Municipal de Saúde já se prepara para o Dia “D” da vacinação contra a gripe programada para o próximo sábado, dia 9 de maio. A abertura acontecerá às 08 horas nas Estratégias de Saúde da Família João Fernandes, Érico Valle, Tamandaré, Centro e na Policlínica Unidade Mista. Para esse dia diferenciado da campanha, serão mobilizados 30 funcionários nas quatro ESF’s e na Unidade Mista, que estarão à disposição até as 17 horas sem intervalo para almoço.
Além do dia “D”, a equipe de imunização irá percorrer todos os Centros de Educação Infantil (CEMEI), vacinando crianças menores de cinco anos. Outro ponto estratégico será a Associação dos Aposentados e Pessoas Idosas de Ladário (AAPPIL), no próximo dia 08 de maio das 09h00 às 11h00.
A Campanha de vacinação em Ladário teve inicio nesta segunda-feira (04) e segue até 22 de maio. O objetivo é vacinar 80% do público alvo, de 3.800 pessoas.
Devem se imunizar, crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, população indígena e carcerária, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde e funcionários dos estabelecimentos prisionais. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar também prescrição médica no ato da vacinação.
“A vacinação é um dos meios mais eficazes de prevenção contras as doenças. Através da vacina nos livramos de doenças, em que alguns casos podem ser fatais”, enfatizou a coordenadora de imunização Simone Roca.
Ainda conforme ela, neste primeiro momento a vacina só estará disponível para o público alvo, “após o término da campanha e com a autorização do Ministério da Saúde, poderemos liberar a vacina para o restante da cidade”, concluiu.
Por: Da Redação