CorumbáLadário

Saúde: 4ª Macrorregião é criada e amplia serviços em Ladário e Corumbá

Secretário Cleber Colleone assinou contrato que coloca Ladário na 4ª Macrorregião de Saúde

 

Secretário Cleber Colleone assinou contrato que coloca Ladário na 4ª Macrorregião de Saúde

O secretário municipal de Saúde, Cleber Colleone, participou nesta quinta-feira, 30 de agosto, de uma solenidade em Campo Grande, ao lado do prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, com a presença do ministro da Saúde Alexandre Padilha, que marcou a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde (COAP) com Mato Grosso do Sul. O evento foi realizado no Hotel Jandaia e contou com a participação do governador André Puccinelli. O contrato cria a 4ª Macrorregião que tem Corumbá como pólo e beneficia diretamente a Saúde de Ladário, que passará a contar com mais recursos para oferecer serviços de especialização à população, não havendo mais necessidade de encaminhar pacientes a Campo Grande.

Ruiter Cunha foi um dos quatro prefeitos a assinar o contrato juntamente com Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. “Corumbá se tornou a 4ª macrorregião de saúde e isto nos credencia a ampliar a oferta de serviços à comunidade, passando a disponibilizar atendimento de alta complexidade à população corumbaense e ladarense, que integra a nossa região, não havendo mais necessidade de encaminhar nossos pacientes para Campo Grande”, destacou Ruiter.

O prefeito de Corumbá destacou também que o Município tem investido na área de saúde nos últimos anos. Prova disso é que a Prefeitura prepara agora a execução das obras para implantação das unidades de hemodinâmica, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

“Estamos investindo em serviços importantes para dotarmos o hospital de condições necessárias para prestar um serviço de ponta à população”, comentou Ruiter.

De acordo com Ruiter, dois prédios serão construídos em uma área dentro do Hospital de Corumbá, desapropriada pela Prefeitura para evitar que, no futuro, sejam penhorados para pagamento de dívidas contraídas pela Sociedade Beneficente Corumbaense. Somente na obra física do prédio onde funcionará a ressonância magnética e tomografia computadorizada, o investimento será de R$ 628.245,00. Já na unidade de hemodinâmica será de R$ 1.086.710,00. “São avanços que contribuíram para Corumbá se tornar a quarta Macrorregião de Saúde de Mato Grosso do Sul”, ressaltou.

Prefeito de Corumbá assinou documento na manhã de hoje e se encontrou com ministro Padilha

COAP

A criação do COAP está prevista no decreto nº 7.508/2011, que regulamentou a Lei nº 8.080/1990, que trata da organização do Sistema Único de Saúde (SUS); o planejamento da saúde; a assistência à saúde e a articulação interfederativa. Trata-se de um acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades dos entes signatários.

Segundo o acordo, cada Estado é formado por mais de uma região de saúde. O decreto determina ainda os detalhes de organização da Região de Saúde, que deve ser capaz de garantir um conjunto de atendimentos de baixa, média e alta complexidade, organizados mediante a conjugação de serviços, recursos financeiros e planejamento integrado, entre os entes federativos. O COAP organiza o país em regiões de saúde. (Nelson Urt/Imprensa – Com Comunicação de Corumbá)

 

Por: Da Redação