Ladário

São João de Ladário recebe reconhecimento nacional

 

Na última sexta-feira, 27 de agosto, o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional fez a certificação do registro do Banho de São João de Ladário como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A solenidade ocorreu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá e foi transmitido pelas redes sociais. O município de Ladário foi representado pelo diretor-presidente da Fundação da Cultura de Ladário, Cleber de Miranda, que representou o prefeito Iranil Soares. 

“Assim pode se resumir a importância do Banho de São João para a nossa querida Ladário. O sentimento e a devoção a São João são renovados dentre as gerações e fortalecem o sentimento popular existente no município. A Pérola do Pantanal, como é carinhosamente chamada a cidade de Ladário, é reconhecida pelo seu calendário de turismo e cultural religioso e uma das mais fortes manifestações desta crença agora ganha um tão almejado reconhecimento de patrimônio cultural do Brasil”, destacou o diretor-presidente Cleber de Miranda.

Miranda também disse que esse reconhecimento merece ser compartilhado com todos os festeiros e famílias que há anos fazem está tradição ser renovada e fortalecida, “a materialização desta conquista é um alento diante destes dois difíceis anos de pandemia aonde as festividades ficaram restritas às residências e pequenos grupos”.

Participaram da solenidade a presidente nacional do Iphan, Larissa Peixoto, o diretor-presidente da Fundação de Cultura e do patrimônio histórico de Corumbá, Joilson Cruz, que representou o prefeito Marcelo Iunes. 

 A aprovação do Banho de São João de Corumbá e Ladário como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil aconteceu no dia 19 de maio, durante reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

*Reprodução: Fundação Municipal de Cultura -PML