Na tarde desta quinta-feira, 26 de abril, o prefeito José Antonio Assad e Faria (PT) recebeu em seu gabinete a visita de José Carlos Barbosa (diretor-presidente da Sanesul), acompanhado por Victor Yasbeck Filho (diretor de Meio Ambiente e Obras da Sanesul) e Sammer Abder Rahman Abdallah (gestor técnico da Sanesul). O objetivo da reunião foi apresentar o desejo da empresa em permanecer no município na prestação do serviço de saneamento. Na oportunidade foram apresentados ao prefeito os aspectos jurídicos e o modelo adotado pela Sanesul para as renovações.
Entrevistas
José Carlos disse que a empresa tem interesse na assinatura da concessão em Ladário, “este foi o primeiro contato institucional, pois ainda teremos reuniões com os vereadores e audiências públicas para apresentarmos o plano de investimentos, como também abrir diálogo e discussão franco e aberto com o Executivo e principalmente com o Legislativo, pois compete a este a aprovação da lei de concessão”.
O presidente da Sanesul também falou das obras paralisadas e dos investimentos que estão sendo realizados na cidade, “hoje temos obras em Ladário que estão paralisadas, por questões de recursos, mas já estamos definindo isso com a Funasa, também temos obras de esgotamento sanitário e nela Ladário recebe R$ 10 milhões em investimentos, o que precisamos fazer é colocar essas obras em operação para que atinjam os seus objetivos, sendo 70% de esgoto instalado e o fim da falda de água no município”.
Para o prefeito José Antonio, o saneamento básico é de suma importância, pois reflete diretamente na saúde da população, “tivemos muitas conversas com a Sanesul e muitas delas foram de cobranças, sempre levando os anseios da população, porém, ao mesmo tempo, a nossa administração vem sendo parceira da empresa em Ladário na colocação de caminhões pipas para atender os locais mais críticos onde a empresa não consegue atender”.
José Antonio ainda disse que vai ouvir a proposta da Sanesul para avaliá-la, “vamos ouvir, mais também vamos cobrar, pois estamos acompanhando o sofrimento da população na questão do saneamento”.
Legislação
A partir de agora as concessões dos municípios para a Sanesul seguem a Lei nº 11.445/2007, que trata sobre as diretrizes nacionais para o saneamento básico, dispondo, entre outras questões, a respeito dos princípios fundamentais, do exercício da titularidade, da prestação regionalizada dos serviços públicos de saneamento básico, atividades de planejamento, da regulação, aspectos econômicos e sociais, aspectos técnicos, participação de órgãos colegiados no controle social e política federal de saneamento básico.
Por: Domingos S. de Arruda