CorumbáLadário

Rio Paraguai pode atingir nível mínimo em torno do dia 15

Rio Paraguai visto do Mirante Pantaneiro em Ladário

 

Rio Paraguai visto do Mirante Pantaneiro em Ladário

O rio Paraguai pode atingir o nível mínimo aproximado de 70 cm na semana do dia 15 de dezembro. A estimativa é do pesquisador Carlos Padovani, da Embrapa Pantanal, que vem acompanhando o nível das estações deste rio.

Ele explica que todas as estações de medição acima da régua de Ladário já estão chegando ao nível mínimo, o que indica que esta régua segue a mesma tendência.

De acordo com o pesquisador, 70 cm é um nível pouco frequente, mas faz parte da normalidade do rio Paraguai. Para se ter uma idéia, desde 1900 o rio Paraguai já registrou o nível de 70 centímetros ou abaixo, 32 vezes. No período seco pelo qual passou o Pantanal, de 1962 até 1973, todos os doze anos apresentaram níveis abaixo de 70 centímetros. De 1900 até 1961, níveis abaixo de 70 centímetros ocorreram 20 vezes e após 1973, nenhum ano apresentou níveis de 70 centímetros ou abaixo. O nível mais baixo registrado pela régua de Ladário desde 1900, foi em 1964, com a marca de -61 centímetros, ou seja, 61 centímetros abaixo do nível zero da régua.

Padovani explicou que o nível mínimo pode prejudicar a navegação de grandes embarcações, que não adequadas às características do regime de enchentes e secas do rio Paraguai. A fauna e a flora da bacia hidrográfica estão adaptadas a situações como essa. Como de costume, o nível baixo ocorreu em função da estiagem das chuvas, que apesar de não ter sido uma das mais severas, foi acentuada e contribuiu para os níveis observados atualmente.

O ano de 2012 vai começar com a enchente do rio, o que faz parte do ciclo de inundação do Pantanal, de acordo com o pesquisador da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Por: Da Redação