No sábado, 05 de abril, a Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Cultura, promoveu a Feira Cultural na av. 14 de Março, no Coreto Central. O evento faz parte do projeto ‘REVIVA 14’, de iniciativa da Fundação de Cultura Ladário, e busca retomar os bons costumes que fazem parte da cultura e da história do município, há décadas esquecidas.
“O ‘REVIVA 14’ tem por finalidade trazer de volta as vivências positivas que aconteceram na avenida 14 de Março, e marcaram a história de Ladário. Como desdobramento prático do projeto, a Feira Cultural nasceu da vontade de fomentar a cultura local, revelar talentos e acima de tudo, fazer com que o artista saia do anonimato no qual foi deixado pelas antigas gestões. A feira entrou para o calendário como um evento mensal”, explicou Francisco Siqueira, Diretor Presidente da Fundação Municipal de Cultura.
E prosseguiu Francisco: “a proposta é valorizar esses artistas, para que a comunidade os conheçam, comprem seus produtos e isso fomente a economia local. Nessa primeira feira tivemos música, dança, poesia, literatura, artesanato e gastronomia. As atrações musicais Dora Arruda e banda, intérprete Ladarense, e Sampri, uma atração regional; o Mestre Cururueiro, Sr. Sebastião Brandão, com suas maravilhosas violas de cocho; e nosso querido ‘Chumbo Grosso’, declamando poesias; só para ter uma ideia da riqueza do evento”.
A cantora Dora Arruda comentou a importância da iniciativa: “a cultura ladarense esteve adormecida em um profundo sono e com essa iniciativa nós já vislumbramos no horizonte a retomada de nossas raízes. Tem muitos costumes que estão se perdendo pelo tempo, mas tenho fé que essa Administração vai fazer corretamente o dever de casa. No começo do meu show, eu ainda falei: ‘que bom que meu santo de casa faz milagre’. Faz muito tempo que eu não cantava aqui na 14 para os meus conterrâneos, e isso é muito bom. Penso que para os demais artistas, esse retorno tem o mesmo sabor”.
“Faz tempo que a cultura e a poesia ladarense estavam esquecidas, e a atual gestão deu essa oportunidade aos artistas locais. Há muito anos que eu não declamava poesia para um público como este”, exclamou o Sr. Acelino Ferreira, o conhecido poeta ‘Chumbo Grosso’.
“O Ladarense com certeza pode esperar o melhor. É essa a nossa proposta: uma cultura dinâmica, dando oportunidade para todas as vertentes da arte. Além das festas, já inseridas no calendário da Cultura, pretendemos captar recursos com parcerias junto a outros entes como o Governo do Estado e o Iphan, para valorizar nossos patrimônios culturais”, declarou o Prefeito de Ladário, Munir Ramunieh.
*Informações e foto Comunicação PML