O Centro Espírita Vicente de Paula completará 100 anos de existência no próximo mês. E para comemorar seu centenário, seguidores da Doutrina Espírita promoverão atividades alusivas à data. A comissão organizadora do evento visitou a diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Wanessa Rodrigues, para firmar parceria com o município.
A procura pela Fundação de Cultura foi crucial para a realização do evento, tendo em vista que o Centro Espírita é considerado Patrimônio Cultural de Ladário. Para a diretora-presidente de Cultura, é uma honra poder firmar essa parceria. “É uma instituição muito importante para Ladário, porque ela participou da construção da história do município. É um patrimônio cultural da cidade que completa 100 anos. E firmar essa parceria é uma honra”, declarou Wanessa.
O encontro contou com a presença da Presidente do Centro Espírita Vicente de Paula, Maria Iris Bispo Opimi; da tesoureira e coordenadora Euza da Costa Lima; e das coordenadoras Shirlei Ortega Carvalho e Gilmara Carneiro Brasil. Para Maria Iris, a celebração da data é um momento de esclarecer o Espiritismo à população. “Eu espero que com esse evento a mente das pessoas possa clarear em relação ao Espiritismo”, explicou a Presidente do Centro.
A realização deste evento também visa fomentar a importância da evangelização segundo o Espiritismo, embasado em Allan Kardec. “São 100 anos de Casa Espírita. Fomos reconhecidos a nível estadual em abril. E nessa trajetória, a nossa finalidade foi a de esclarecer a existência do mundo espiritual através do Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec”, finalizou Maria Iris.
Idealizado pelo senhor Abdon Urt – natural de Jerusalém/Palestina, que aos 23 anos, em junho de 1913, aportou em Ladário -, o Centro Espírita Vicente de Paula foi fundado como Grupo Espírita em 26 de junho de 1914 e elevado a Centro em 06 de agosto de 1921.
Como grande conhecedor da doutrina Espírita, Abdon se tornou disciplinado adepto da doutrina Espírita, passando a estudá-la e vivenciá-la com abnegação e entusiasmo. Desde então, formaram-se e perpetuaram-se equipes de trabalhadores com ideais afins, que passaram a servir em prol da defesa e da divulgação do legado Kardecista como princípio e dever da moral Cristã.
O evento será realizado nos dias 01, 07, 14, 21 e 26 de junho. A abertura oficial acontecerá no primeiro dia do mês, às 18h30, no Centro Espírita, localizado na Avenida 14 de março. A programação está em fase de finalização e deve ser divulgada até o final da próxima semana. Uma das grandes atrações será a Feira do Livro, prevista para o dia 07, no Coreto e em suas proximidades.
Por: Da Redação