Ladário

Reunião prepara comemoração de Centenário do Centro Espírita Vicente de Paula em Ladário

Reunião aconteceu no começo desta semana na Fundação de Cultura

 

Reunião aconteceu no começo desta semana na Fundação de Cultura

O Centro Espírita Vicente de Paula completará 100 anos de existência no próximo mês. E para comemorar seu centenário, seguidores da Doutrina Espírita promoverão atividades alusivas à data. A comissão organizadora do evento visitou a diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Wanessa Rodrigues, para firmar parceria com o município.

A procura pela Fundação de Cultura foi crucial para a realização do evento, tendo em vista que o Centro Espírita é considerado Patrimônio Cultural de Ladário. Para a diretora-presidente de Cultura, é uma honra poder firmar essa parceria. “É uma instituição muito importante para Ladário, porque ela participou da construção da história do município. É um patrimônio cultural da cidade que completa 100 anos. E firmar essa parceria é uma honra”, declarou Wanessa.

O encontro contou com a presença da Presidente do Centro Espírita Vicente de Paula, Maria Iris Bispo Opimi; da tesoureira e coordenadora Euza da Costa Lima; e das coordenadoras Shirlei Ortega Carvalho e Gilmara Carneiro Brasil. Para Maria Iris, a celebração da data é um momento de esclarecer o Espiritismo à população. “Eu espero que com esse evento a mente das pessoas possa clarear em relação ao Espiritismo”, explicou a Presidente do Centro.

A realização deste evento também visa fomentar a importância da evangelização segundo o Espiritismo, embasado em Allan Kardec. “São 100 anos de Casa Espírita. Fomos reconhecidos a nível estadual em abril. E nessa trajetória, a nossa finalidade foi a de esclarecer a existência do mundo espiritual através do Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec”, finalizou Maria Iris.

Idealizado pelo senhor Abdon Urt – natural de Jerusalém/Palestina, que aos 23 anos, em junho de 1913, aportou em Ladário -, o Centro Espírita Vicente de Paula foi fundado como Grupo Espírita em 26 de junho de 1914 e elevado a Centro em 06 de agosto de 1921.

Como grande conhecedor da doutrina Espírita, Abdon se tornou disciplinado adepto da doutrina Espírita, passando a estudá-la e vivenciá-la com abnegação e entusiasmo. Desde então, formaram-se e perpetuaram-se equipes de trabalhadores com ideais afins, que passaram a servir em prol da defesa e da divulgação do legado Kardecista como princípio e dever da moral Cristã.

O evento será realizado nos dias 01, 07, 14, 21 e 26 de junho. A abertura oficial acontecerá no primeiro dia do mês, às 18h30, no Centro Espírita, localizado na Avenida 14 de março. A programação está em fase de finalização e deve ser divulgada até o final da próxima semana. Uma das grandes atrações será a Feira do Livro, prevista para o dia 07, no Coreto e em suas proximidades.

 

Por: Da Redação