Ladário

Reunião discute replanejamento da rede municipal de Assistência Social

Reunião definiu estratégias para 2015

 

Reunião definiu estratégias para 2015

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ladário juntamente do Conselho Tutelar se reuniram na manhã desta quarta-feira (10) a fim de articular a rede de atendimento da pasta de modo a reduzir a demanda de usuários no Acolhimento Institucional do município. O encontro que aconteceu na sede da Assistência Social reuniu técnicos, coordenadores e Conselheiros para discutir a respeito de problemáticas e dificuldades a serem sanadas, casos de atendimento, novas estratégias, estímulos à melhoria nos serviços desenvolvidos e novas formas de monitoramento.

Segundo a Coordenadora das Proteções e Técnica de apoio a Gestão Carmen Pedroza, a reunião permitiu firmar e conciliar o atendimento e o trabalho de ambas as secretarias. “Nós enquanto Secretaria de Assistência Social, gostaríamos que os casos da rede atendidos pelo Conselho fossem encaminhados primeiramente às nossas proteções, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que é a porta de entrada principal para desenvolvermos o nosso trabalho social com as famílias. Assim, dependendo da situação encaminharemos para Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), que trata de proteções de média complexidade, e ali fortaleceremos o apoio aos nossos usuários para que não chegue à medida de alta complexidade, o acolhimento”, explica.

Ainda Conforme ela, o acolhimento não será negado. “Não estamos negando o acolhimento nem estaremos deixando de acolher os usuários. Estamos remanejando a rede para que o trabalho só seja feito em último caso”, enfatiza.

A nova visão de estratégia para o ano de 2015, será a resolução de todos os casos correspondendo as medidas de proteção básica e de média complexidade, “faremos todo o possível para que os usuários não necessitem, nem cheguem ao acolhimento”, completa Carmen.

Já para a Coordenadora do Conselho Tutelar Maria José Viana da Silva, o trabalhando em equipe com a Assistência Social resultará em um serviço muito mais eficaz, já que, os conselheiros e os técnicos da área social estão estritamente relacionados, pois todos têm o objetivo de atingir a qualidade de vida do município e combater as dificuldades sociais da população.

“Foi essencialmente válido nos encontrarmos para unirmos forças em prol desse objetivo em comum. Era algo que já necessitávamos resolver, pois somos parceiros, e muitos dos nossos casos solucionamos paralelamente”, comentou Maria José.

A próxima reunião está programada para início de janeiro em 2015, e cogita a participação de outras secretarias.

 

Por: Da Redação