As brincadeiras cantadas eram comuns até o século passado, quando crianças juntavam-se em frente às suas casas, no fundo do quintal ou no pátio das escolas e se deliciavam com as cirandas que ora declamavam versos, ora encenavam peças teatrais. Com os avanços tecnológicos, essas brincadeiras que antes eram tão comuns entraram no esquecimento e a socialização e interação entre as crianças foi se reduzindo. As brincadeiras de roda perderam espaço para a tevê e a internet, e o mundo virtual brecou parte dos movimentos e diversões infantis ao ar livre.
Com o objetivo de trabalhar junto aos professores a importância das brincadeiras cantadas no cotidiano escolar, tendo-as como mais uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento das crianças, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEL), realiza nos dias 6 e 7 de junho, segunda e terça-feira, nos turnos matutino e vespertino, na Escola Municipal Eduardo Malhado, uma capacitação com tema “Brincadeiras Cantadas”. Será ministrada pela técnica da Secretaria Municipal de Educação, professora Nair Pereira Alves de Carvalho.
As atividades da capacitação serão voltadas aos professores da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (Reme), buscando o resgate dessas brincadeiras de forma dinâmica, para que as mesmas sejam usadas como meio de estímulo à socialização. As brincadeiras cantadas trabalham vários elementos indispensáveis na formação social e intelectual do ser humano. (Com informações de Wanessa Rodrigues, da SMEL – Ass. de Imprensa da PML)
Por: Da Redação