Ladário

Relatório elaborado pelo Governo do Estado e publicado nesta semana afirma que Ladário passou da bandeira laranja para amarela

 

Na última quarta-feira desta semana o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul publicou o relatório “Prosseguir”, no qual consta que o município de Ladário passou da bandeira de risco laranja para amarela, esta considerada tolerável para o estado de pandemia devido ao novo coronavírus.

Os números apresentados são extraídos dos sistemas públicos de saúde, estes alimentados pelas prefeituras municipais e assegurados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O relatório ressalta que a avaliação do Prosseguir envolve indicadores cuja abrangência não se restringe somente ao município, todavia também, a toda microrregião de referência, como no indicador de disponibilidade de leitos de UTI, indicador de utilização de leitos de retaguarda, ou mesmo de disponibilidade de EPIs nos hospitais.

Para a secretária de saúde do município Josiane Braga, o resultado favorável se deve às ações de caráter emergencial implantadas no município para conter o avanço da pandemia.”A Secretaria de Saúde juntamente com a sua equipe de servidores intensificou as ações  de busca aos casos de covid-19 no município, nós pedimos para que houvesse um maior desempenho na procura dos contactantes de casos positivos, para que houvesse uma melhora em nosso quadro de avaliação pelo Governo do Estado. O município de Ladário diminuiu gradativamente o número de óbitos, os EPIs que são disponibilizados tanto pela Secretaria de Saúde como pela região da macro também influenciou neste resultado. Continuamos realizando todas as ações de enfrentamento ao covid-19 e este bom resultado reflete nas ações desempenhadas pelo município”, ressaltou.

O monitoramento e avaliação dos indicadores ocorrem semanalmente e a atualização das bandeiras a cada 14 dias, período mínimo para assegurar uma avaliação criteriosa dos município em sua classificação, assim como na atenção às recomendações descritas no relatório, o qual irão até o dia 05 do próximo mês.

*Fonte: Assessoria de comunicação e imprensa – PML