Ícone do site Pérola News

Recital de Poesias destaca talento literário ladarense

Recital reuniu poetas, escritores, caricaturistas e artesãos em Ladário

Ladário definitivamente abre espaço para se tornar um dos pontos de cultura de Mato Grosso do Sul. O Recital de Poesias, promovido pela Fundação de Cultura e Grupo Argos, dentro das comemorações do aniversário da cidade e da Independência, dia 7 de setembro, reuniu no Coreto da avenida 14 de Março os principais expoentes da literatura e das artes. O escritor Benedito C.G.Lima, presidente da Associação de Poetas e Escritos de Corumbá, recitou uma de suas poesias mais conhecidas, “Quem disse que eu sou poeta!?”, ao mesmo tempo em que confirmou que Ladário vai sediar durante um dia o Festival Literário do Pantanal, marcado de 10 a 15 de outubro.

O Recital de Poesia reuniu em torno do Coreto os livros publicados, pinturas, caricaturas, grafites e esculturas dos artistas homenageados, entre eles o maior escritor ladarense de todos os tempos, João Lisboa de Macêdo, representado na mostra por sua filha, Zildelene. Sopa Paraguaia, o livro de crônicas mais conhecido do autor, ficou em exposição, ao lado de obras dos poetas Ruy Paiva Garcia, Acelino Ferreira da Silva, o Chumbo Grosso, José Pereira de Mendonça, Sagramor Frias e Elizabeth Souza de Oliveira. O público também conferiu trabalhos de artistas convidados, entre eles o caricaturistas e grafiteiros Helker e Sorriso, o desenhista Jamil Canavarro e o artesão Armindo Fardim.

A mostra foi organizada pelo poeta e professor de dança e teatro Anibal Monzon, que atua no Projovem Adolescente.  Alunos das escolas da rede pública foram convidados para declamar as poesias de João Lisboa de Macedo (Pandorga, Rua Sem Carro) e Chumbo Grosso (História de um Menino), além de versos contidos no livro Sopa Paraguaia e a poesia Zumbi, de Anibal Monzon. Os estudantes Lara Coquena da Silva (Leme do Prado), Karla Cristina (João Baptista), Paulo Henrique Rodrigues e Luis Felipe da Silva, e a poetisa Deine Rejala participaram do recital.

Descobrindo Talentos

O livro faz uma homenagem especial ao poeta ladarense Ruy de Paiva Garcia

Idealizado pelas professoras Glaucia Assad Arruda e Marnie Grubert Gonzaga, o livro Descobrindo Talentos foi editado no ano de 2003 e fez sucesso no Recital de Poesias. A obra foi escrita pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, destacando criatividade, simplicidade, sonhos e esforços em concretizar um trabalho de relevância literária, em que os figurantes se transformam em protagonistas, colocando suas emoções em destaque no palco da vida. O livro também faz uma homenagem especial ao poeta ladarense Ruy Paiva Garcia.

Fotos do evento

 

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile