Ícone do site Pérola News

Projetos da comunidade que receberão apoio da Vale serão escolhidos na quinta

As comunidades de Corumbá e Ladário vão escolher na próxima quinta-feira (22), os projetos que receberão apoio financeiro e técnico na edição 2014 do Programa Comunidade Participativo, promovido pela Vale. Ao todo, 23 projetos concorrem. Os detalhes de cada um serão apresentado aos representantes das entidades participantes, que vão decidir o destino da verba para viabilizar ou manter atividades sociais na região.

Os projetos são divididos em três categorias. O primeiro segmento é o de Geração de Trabalho e Renda, voltada para o acesso ao mercado de trabalho, melhoria de renda e empreendedorismo. A segunda categoria, Capacitação Profissional, tem objetivo de apoiar a formação e qualificação de pessoas nos processos produtivos.

A terceira opção é Promoção e Proteção Social, para iniciativas que atendam necessidades de família de baixa renda, pessoas da terceira idade, indivíduos com deficiência e crianças e adolescentes em risco social, entre outros.

Puderam se inscrever no Programa Comunidade Participativa associações comunitárias, de bairro, religiosas, recreativas e filantrópicas, fundações, cooperativas, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs) e organizações sociais legalmente constituídas há, no mínimo, seis meses.

Os projetos concorrentes foram avaliados, em um primeiro momento, por comitê formado por representantes da iniciativa privada, pública e do terceiro setor. Entre os critérios para passar na pré-seleção estão o impacto social da iniciativa inscrita e a adequação à realidade local.

Em 2013, o Programa Comunidade Participativa da Vale beneficiou pelo menos 1,5 mil pessoas. Os 18 projetos contemplados ajudaram a abrir novas perspectivas de vida e a promover a cidadania. A Vale investiu cerca de R$ 250 mil no ano passado. De 2010 a 2013, o montante destinado a essas iniciativas chegou a quase R$ 1 milhão.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile