Ladário

Projeto Mamãe Bebê orienta 45 gestantes ladarenses

Durante um encontro, a coordenação do projeto distribuiu a Caderneta da Gestante

 

Durante um encontro, a coordenação do projeto distribuiu a Caderneta da Gestante
Estão inscritas 45 gestantes na unidade de Estratégia de Saúde da Família João Fernandes

A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Assistência Social e Cidadania, desenvolve no município o projeto Mamãe Bebê, com o objetivo de estimular a inclusão no pré-natal, valorizar o o aleitamento materno e debater o planejamento familiar, entre outras metas. Estão inscritas 45 gestantes na unidade de Estratégia de Saúde da Família João Fernandes, que atende os bairros Nova Aliança e Alta Floresta I e II. Durante um encontro, a coordenação do projeto distribuiu a Caderneta da Gestante. “Com essa caderneta estaremos acompanhando todo o histórico da gestante, desde sua entra no pré-natal até o teste do pézinho do recém-nascido”, ressaltou a psicóloga Ana Cecília Demarqui, coordenadora do projeto Mamãe Bebê em Ladário.

No ESF João Fernandes, as palestras e orientações às gestantes foram transmitidas pela psicóloga Ana Cecília Demarqui; pela enfermeira Elis Rosângela Ribas Flor; e contou com participação de Keitiane Sena, Joane dos Santos, do médico Cristiano Xavier e toda a equipe da unidade que atende centenas de pacientes e está sempre em grande movimentação no final da rua Riachuelo. Foram oferecidos às gestantes salgados, sucos e lembrancinhas que marcaram a confraternização.

Em 2010 foram registrados 16 óbitos de recém-nascidos em Ladário; esse índice baixou para 14 casos em 2011, mas a meta da Secretaria Municipal de Saúde é zerar o número de óbitos por meio do projeto Mamãe Bebe. “Para isso contamos com uma participação cada vez maior das gestantes no pré-natal e nos encontros de orientação, para que todas possam ter uma gravidez segura e saudável”, salientou a enfermeira Elisa Rosângela. Especialistas de diferentes áreas atendem as gestantes. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação