Ladário

Projeto de Lei do vereador Jonil prevê implantação do “Programa Médico nas Creches”

 

O vereador ladarense do PMN, Jonil Junior Gomes Barcellos, apresentou um Projeto de Lei no plenário da Câmara visando constituir o “Programa Médico nas Creches”, que funcionará como um sistema de prevenção a doenças infantis por meio de atendimento médico em todos os Centros de Educação Infantil (creches) do município.

Conforme o projeto, os profissionais incumbidos pela execução do programa já deverão pertencer ao quadro de servidores da Prefeitura de Ladário. O programa deverá ser desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, constituída por um médico pediatra, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem, a qual prestará os serviços de avaliação ponderal (peso e altura), atualização de vacinas, orientações preventivas de doenças aos professores das creches, os quais poderão posteriormente repassá-las aos pais dos alunos.

O projeto ainda prevê que as Secretarias de Educação e Saúde do município atuarão em conjunto, com os recursos já previstos no orçamento municipal no sentido de proceder aos estudos necessários para a execução do programa. Os atendimentos deverão ocorrer mensalmente, sendo programados em datas específicas, devendo ser comunicados, com antecedência, à direção das creches a serem visitadas. Além disso, deverão ser afixados nos murais das creches cartazes contendo dia e hora do atendimento.

Para o autor do projeto, o atendimento médico nas creches irá ajudar os pais dos alunos que trabalham o dia todo e nem sempre conseguem folgas para levar os seus filhos para consultas médicas periódicas, “trata-se de um programa de prevenção de doenças infantis, por meio de acompanhamento médico, principalmente nas épocas mais frias, quando as crianças apresentam sintomas de resfriados com mais facilidade”, explicou Jonil.

O parlamentar reforçou que com a visita da equipe multidisciplinar nas creches, muitas orientações médicas importantes poderão ser passadas aos professores, “posteriormente os educadores poderão repassá-las aos pais, evitando, assim, o desenvolvimento de muitas doenças aos seus filhos”.

O vereador ainda ressaltou que o projeto não irá criar ônus ao município, “não será necessária a contratação de profissionais, uma vez que estes já fazem parte do quadro de servidores do município”.

O projeto deverá passar por duas votações na Casa de Leis. Caso aprovado, será encaminhado para sanção do prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares. Após publicação no Diário Oficial do município, o presente projeto torna-se Lei e entrará em vigor.

Indicação

À secretária de Educação de Ladário, Elizama Medina Reis, solicitando a troca dos registros usados nos botijões de gás das escolas e creches do município, principalmente àqueles com muito tempo de uso e de material plástico.

“Em visita em algumas escolas e creches da REME, verifiquei que alguns registros dos botijões de gás apresentavam um certo desgaste. Além disso, pude perceber em uma escola que o registro do botijão era de material plástico, impróprio para fogões industriais. Sendo isso, visando pela prevenção de acidentes, solicito que a Secretária de Educação atenda com urgência esse pedido”, finalizou Jonil. (Assessoria de Imprensa do Vereador)