O Projeto de Férias Mães Amigas, em seu terceiro ano, atendeu de 5 a 30 de janeiro um total de 92 crianças, deu emprego e renda para 11 mães, mobilizou seis professores e uma dezena de assistentes em Educação. Este ano o projeto colocou em funcionamento duas creches da Rede Municipal de Ensino (Reme) durante as férias – os centros educacionais infantis Professor Antônio Florêncio de Macêdo, no conjunto Mista (bairro Boa Esperança), com 60 crianças, e o Nelson Mangabeira, no bairro Alta Floresta I, com 32 crianças.
No dia de encerramento, pais, mães, alunos e professores se reuniram na Creche Professor Antônio Florêncio de Macêdo para avaliar os resultados na conclusão de mais um ano de projeto, ao lado do prefeito José Antonio e da secretária municipal de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos. “Participei das atividades como voluntária no primeiro dia para acompanhar a adaptação da minha filha e constatei que se trata de um atendimento excepcional, tudo muito limpo e organizado, e com muito carinho dos professores e assistentes”, comprovou dona Betânia Silva, mãe da aluna Thais Aparecida, de dois anos e dois meses.
Pela primeira vez Betânia inscreveu a filha no projeto Mães Amigas, e já faz planos para voltar em 2013. “Sou muito grata à dedicação dos funcionários e o tratamento dado à minha filha”, ressaltou, ao lado do marido, Vantuir Castro, na manhã de encerramento das atividades. Como ela, outras mães reconheciam a qualidade do ensino e atenção dos professores. “Foram dias agradáveis trabalhando no projeto e espero voltar em 2013”, disse uma das mães.
O Centro Educacional Infantil Professor Antônio Florêncio de Macêdo tem como diretora Jucenir Lopes Braga e o Centro Educacional Infantil Nelson Mangabeira é comandado por Rosana Neves. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que repassa os recursos para pagamento das mães que trabalham nas creches por meio do Fundo Municipal de Investimentos Sociais (FMIS). “O projeto tem o cunho de desenvolvimento social e é uma das marcas da administração de José Antonio”, ressaltou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Alexandre Ramos Ohara.
O Projeto Mães Amigas surgiu da necessidade de manter as creches em funcionamento durante o período de férias e atender os pais que trabalham durante esse período, proporcionando às crianças atividades lúdicas para novas experiências e conquistas. Também tem como objetivos criar inclusão social, já que todas as mães que trabalham no projeto estão inscritas no Programa Bolsa Família e assim reforçam a renda familiar. “Acima de tudo, reforçamos nossos laços de amizade entre a escola e as famílias, criando um vínculo entre os pais e os educadores que tratam de suas crianças”, ressaltou o prefeito José Antonio. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ladário)
Por: Da Redação