CorumbáLadário

“Bom de Bola, Bom na Escola” incentiva a inclusão social em Corumbá e Ladário

Alunos e instrutores do Projeto ‘Bom de bola, Bom na escola'

 

Alunos e instrutores do Projeto ‘Bom de bola, Bom na escola'

O Projeto “Bom de Bola, Bom na Escola” oferece atividades dirigidas às crianças e adolescente de famílias de sujeitas à exclusão social, visando sua inclusão e valorização, através do esporte, constituindo assim, uma oportunidade de crescimento e resgate de auto-estima, da cidadania e da promoção social.

O projeto foi criado em 2010 pela 3ª Companhia do 9° Batalhão da Polícia Militar, baseado na filosofia da Polícia Comunitária, visando retirar os adolescentes da drogas e violência, promovendo a paz e praticando a cidadania. De acordo com o Major Juracy Pereira da Paz, os alunos que são enviados para o projeto, são aqueles que na maioria apresentam algum desvio, seja de comportamento, ou no rendimento escolar, para isso a escola precisa da autorização por escrito dos pais, que também participam do projeto.

“Os pais e professores que participam, aprendem a ter autonomia sobre os alunos, fortalecendo sua autoridade.” Disse o Major Juracy. Para 2012 o projeto busca crescer ainda mais e a comunidade já reconheceu a ação. “Os pais, professores e a comunidade de modo geral tem visto bons resultados, as crianças tem se dedicado mais aos estudos e a violência tem diminuído”, ressalta o Major.

Em Corumbá a PM encontra certa dificuldade em conseguir o apoio da prefeitura, já em Ladário o “Bom de Bola, Bom de Escola” foi muito bem aceito pelo executivo, com grande probabilidade de entrar em funcionamento.

Hoje cerca de 150 crianças são atendidas pelo programa na Capital. Aumentar as vagas também é um dos objetivos estabelecidos para 2012. São realizadas aulas teóricas dentro das salas de aula disponibilizadas pelas escolas municipais, e aulas práticas no Centro Poliesportivo sob a responsabilidade de três policiais militares. As atividades sempre ocorrem no período em que os alunos não estão em sala de aula, sendo duas vezes na semana.

Atualmente, a Polícia Militar da Capital vêm utilizando os procedimentos comunitários conquistando a confiança das comunidades gradativamente e garantindo dias melhores para todos.

PROERD

O Comandante do 6º Batalhão da PM em Corumbá Major PM Waldir Ribeiro Acosta explica que o trabalho desenvolvido pelos instrutores do PROERD ajuda a diminuir o índice de violência nas escolas e consequentemente o trabalho da Polícia Militar, além de promover a aproximação da PM com a sociedade. A intenção do Comando da PM em Corumbá é atender o maior número de escolas possível nas regiões de Corumbá e Ladário como forma de prevenção. As escolas que tiverem interesse em ter o PROERD basta entrar em contato com o Comando do 6º BPM e fazer a solicitação. (Informações do Capital do Pantanal)

 

Por: Da Redação